Secretaria de Saúde vai realizar mutirões de cirurgias em três municípios

Os procedimentos, realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), vão beneficiar pessoas acima dos 60 anos de idade

Secretaria de Saúde vai realizar mutirões de cirurgias em três municípios | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com o retorno das cirurgias eletivas, paradas por conta da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) está elaborando calendário para intensificar a programação de mutirão de cirurgias neste segundo semestre de 2021. Nos meses de julho e agosto estão previstas a realização de 1812 cirurgias de catarata nos municípios de Piripiri, Cocal e Parnaíba. Os procedimentos, realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), vão beneficiar pessoas acima dos 60 anos de idade, não excluindo a possibilidade de atendimento do público em geral, dependendo do quadro da pessoa.

De 23 a 26 de julho serão realizadas aproximadamente 861 consultas de triagem UPA de Piripiri com apoio do Hospital e Secretraria Municipal de Saúde de Piripiri. As cirurgias serão realizadas de 29 de julho a 01 de agosto, contemplando toda a região dos Cocais, que engloba 23 municípios do Piauí. No dia 28 de julho, 284 pacientes passarão por consulta de triagem no Hospital Joaquim Vieira de Brito (Cocal) e as cirurgias serão realizadas no dia 03 de agosto, contemplando também a população vizinha. De 29 de julho a 01 de agosto 667 paciente passarão por consulta de triagem no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. As cirurgias serão realizadas de 05 a 08 de agosto, contemplando os demais municípios  da Região de Saúde Planície Litorânea.

Secretário de Saúde Florentino Neto - Foto: Ascom

“Atendemos uma determinação do governador Wellington Dias. Estamos priorizando os atendimentos em regime de mutirões, diminuindo as filas de espera e melhorando a qualidade de vida dos piauienses”, declara o secretário Florentino Neto.

Segundo ele, a SESAPI prevê a ampliação da oferta de mutirões de cirurgia em todas as regiões do estado. Com o serviço descentralizado a gestão facilita o acesso ao procedimento cirúrgico evitando que a população se desloque para a capital.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES