"Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil."
Neste lema, está incluída a população de homens que fazem sexo com homens (HSH) – os homens gays e bissexuais. Eles são o foco da nova campanha do Ministério da Saúde, anunciada, para conscientizar a sociedade e os trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a saúde dos HSH.
A campanha, desenvolvida junto do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, Juventude e dos Direitos Humanos, também orienta profissionais da saúde a praticar atendimento humanizado e garantir saúde integral aos HSH, considerando suas necessidades específicas.
Além disso, serão produzidos conteúdos informativos para as redes sociais, como mensagens e vídeos, cujos temas serão as necessidades de saúde e os direitos dos homens gays e bi. E mais de cem mil cartazes serão distribuídos nas unidades de saúde, secretarias estaduais, conselhos de saúde, Comitês de Saúde LGBT e serviços de assistência social e direitos humanos que atendam o público.
Outros grupos serão contemplados no material de divulgação: população de rua, população negra, mulheres lésbicas e bi e pessoas transgêneras, públicos de outras campanhas do Governo Federal.
"Só há um caminho para o Brasil crescer: o do respeito à pluralidade, à diversidade. Sem isso, não há desenvolvimento possível", disse André Bonifácio, secretário substituto de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, no lançamento da campanha, como mostra o Portal da Saúde.