São Paulo lidera como a cidade mais poluída do mundo e ar insalubre

Capital paulista tem ar “não saudável” para toda sua população, segundo agência internacional

São Paulo é cidade mais poluída do mundo e única com ar "insalubre" para todos | Imagem: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

São Paulo é a única cidade do mundo com ar considerado insalubre para toda a população, conforme a IQAir. Os dados, disponíveis no site da agência suíça na manhã desta sexta-feira (13), foram consultados às 07h20.

Desde segunda-feira (9), a capital paulista tem mantido o ar mais poluído do mundo, segundo a IQAir, que monitora a qualidade do ar em mais de 100 grandes cidades. O índice mostrado é uma média das estações locais e é atualizado a cada hora.

São Paulo continua à frente de Lahore e Karachi, no Paquistão, no ranking de poluição. A consulta ao ranking foi feita às 7h10 desta sexta-feira (13). Veja abaixo as cidades com o ar mais poluído do mundo:

  1. São Paulo, Brasil
  2. Lahore, Paquistão
  3. Karachi, Paquistão
  4. Lima, Peru
  5. Jakarta, Indonésia
  6. Kinshasa, República Democrática do Congo
  7. Riyadh, Arábia Saudita
  8. Batam, Indonésia
  9. Addis Ababa, Etiópia
  10. Cidade de Kuwait, Kuwait

SOBRE O MONITORAMENTO

A IQAir monitora em tempo real a qualidade do ar em 121 grandes cidades ao redor do mundo. Utilizando o Índice de Qualidade do Ar, a empresa classifica a atmosfera em cinco níveis: Bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, Não saudável, Muito não saudável e Perigoso.

O ranking das principais cidades oferece uma visão rápida das condições de qualidade do ar nos grandes centros urbanos. A IQAir, uma empresa suíça de tecnologia, busca capacitar indivíduos, organizações e governos a melhorar a qualidade do ar através de informações e colaboração.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

INCÊNDIOS EM SÃO PAULO

A Defesa Civil de São Paulo renovou o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado para este sábado (14). Atualmente, xx municípios têm focos ativos de queimadas. A população deve beber muita água, evitar atividades ao ar livre e usar umidificadores em casa.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 20 pessoas foram presas por queimadas em vegetação. Dados do Governo de São Paulo mostram um aumento de 386% nos focos de calor de janeiro a agosto de 2024 em comparação com 2023. Desde o agravamento das chamas no final de agosto, cerca de 8.049 propriedades rurais foram afetadas em 317 municípios.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES