O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de "grande perigo" devido a altos volumes de chuva para São Paulo e Rio de Janeiro. O órgão alertou que o volume de chuvas pode exceder os 60 milímetros por hora. Emitido na quinta-feira (25), o alerta permanece válido até hoje (26).
O Inmet também destacou o alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas nas áreas afetadas, que incluem a Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba Paulista, Sul Fluminense, Litoral Sul Paulista e Baixadas. Além disso, prevê-se ventos intensos nessas regiões, podendo atingir até 100 km/h.
O Inmet recomendou às pessoas nas áreas de tempestade que desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observem eventuais alterações nas encostas, permaneçam em local abrigado e protejam seus pertences da água com sacos plásticos. Na manhã de quinta-feira (25), a rodovia Mogi-Bertioga foi interditada devido a uma queda de barreira na altura do quilômetro 84 da estrada, que liga a capital ao litoral, provocada pelas chuvas.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os maiores acumulados em 12 horas foram registrados no Guarujá, com 124mm, em Bertioga, com 115mm, e em São Sebastião e Santos, com 93mm. Com a previsão de mais chuvas, o órgão alerta para a possibilidade de riscos geológicos, especialmente em áreas vulneráveis, devido ao solo encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos e desabamentos.
A Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro informou sobre o alto risco geológico em Paraty e destacou que o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.