SAMU terá stand fixo e ambulâncias no Corso de Teresina

o médico José Ivaldo de Oliveira, diretor do SAMU, informou que a equipe irá trabalhar juntamente com outras entidades da Prefeitura de Teresina, para dar suporte aos foliões.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Durante o Corso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, estará a postos para atender ocorrências com aqueles foliões mais afoitos, que ingerem bebidas alcoólicas, além do normal, e muitas vezes chegam a passar mal, ou mesmo quando ocorrem acidentes de natureza leve ou grave.

Em entrevista para a Rádio Jornal Meio Norte da sexta-feira (22), o médico José Ivaldo de Oliveira, diretor do SAMU, informou que a equipe irá trabalhar juntamente com outras entidades da Prefeitura de Teresina, para dar suporte aos foliões.

Crédito: Lindalva Miranda

"Estaremos com um stand do SAMU, montado no estacionamento embaixo da Ponte Estaiada, que conta com um médico, duas enfermeiras, sete técnicos de enfermagem e alguns estagiários dos cursos de Medicina e de Enfermagem", diz José Ivaldo de Oliveira.

Ele diz também que haverá uma ambulância do Corpo de Bombeiros logo no início do corredor da folia e uma outra ambulância, básica, no final, nas proximidades da Avenida João Elias Tajra, no cruzamento com a Avenida Raul Lopes.

"E durante todo o evento, as pessoas poderão contatar com o SAMU, através do telefone 192, para serem orientadas se devem ir até o stand do SAMU ou se haverá necessidade de a equipe encaminhar uma ambulância até onde ocorreu o fato, principalmente em caso de acidentes como quedas, em que a pessoa não poderá se movimentar", observou o diretor do SAMU.

José Ivaldo lembrou que a maioria dos atendimentos realizados nos anos anteriores é de pessoas que abusam de álcool, que sofrem pequenas escoriações, que têm pequenos traumas ou ferimentos. No ano passado foram realizados cerca de 80 a cem atendimentos e a grande maioria dos atendimentos é resolvida no stand do SAMU, onde são feitas medicações.

"Levaremos todo o suporte e faremos medicações, hidratação, glicose. E quando necessário, a pessoa chama pelo 192 ou a ambulância vai até o local e, de lá, leva a pessoa para os hospitais, dependendo da situação", diz o médico, acrescentando que os hospitais estarão atentos às ocorrências que poderão acontecer durante a festa, e que todas as equipes dos hospitais também estarão de prontidão. "A pessoa a ser socorrida, de acordo com a gravidade, poderá ser levada para o HUT ou para os hospitais de bairros da Prefeitura de Teresina. O hospital da Primavera será um dos hospitais que terão equipe reforçada, para tender ao evento", reforça José Ivaldo de Oliveira.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES