O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Timon (MA), registrou nos últimos dias, uma redução no número de ligações para socorrer pacientes idosos com sintomas da Covid-19. Segundo o SAMU, isso é resultado da vacinação desse público contra a doença.
"No início da pandemia, o SAMU recebia de cinco a seis ocorrências por dia de pacientes com idade a partir dos 60 anos e que se queixavam de problemas respiratórias. Com a vacinação, observamos que esse número reduziu bastante, algo em torno de 60%. Eram idosos com um quadro grave, que se queixavam de falta de ar intensa, estavam com a saturação muito baixa e em estado de choque. Nesses casos houve uma grande diminuição”, explica o enfermeiro Gleydson Araújo e Silva, coordenador geral do SAMU em Timon.
Em Timon, mais de 17.800 pessoas com idades a partir de 60 anos receberam a primeira dose da Coronavac ou da Astrazeneca.
Por outro lado, o coordenador-geral do SAMU destaca que o número de ocorrências com quadro sugestivo para a Covid-19 tem aumentado em pacientes mais jovens. “Atualmente, temos uma demanda considerável de pacientes entre 18 a 45 anos. São pessoas com quadro de cansaço, diarreia”, alerta Araújo.
O SAMU em Timon atende, em média, dez pacientes por dia e, metade das ocorrências, ainda são relacionadas a casos suspeitos de Covid-19.
“O SAMU não faz o diagnóstico de Covid. Levamos ao hospital mais próximo e lá é feito o teste. Mas, através do quadro clínico, como já temos experiência, conseguimos identificar se é ou não um paciente com suspeita covid, pois os sintomas são, praticamente, os mesmos: tosse, cansaço mesmo de leve e diarreia. Essas ocorrências persistem agora em pacientes mais jovens e é preciso que a população mantenha as medidas preventivas”, destaca o coordenador geral do SAMU em Timon.