Salvador vai ficar ainda mais colorida em 2016. Em 10 de junho, a capital baiana vai realizar seu primeiro casamento coletivo LGBT, para reconhecer social e judicialmente as uniões homoafetivas.
O anúncio do projeto Sim ao Amor – Casamento Coletivo LGBT foi feito na última quinta-feira (8), pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
Os casais interessados em se inscrever devem procurar o Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem), para serem instruídos sobre os procedimentos.
“Esse projeto é uma forma do MP promover uma ação afirmativa de combate à intolerância. Além de mostrar mais uma faceta do MP, a promoção do amor, esse projeto é uma forma também de mostrar que o promotor de Justiça pode contribuir para a felicidade do outro. Ações de bem-estar também é uma missão nossa", disse Ediene Lousado, procuradora-geral de Justiça, no lançamento, como conta o site do MP-BA.
Estão envolvidos no Sim ao Amor o Gedem, o Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhi), o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife) e movimentos sociais que atuam pelos direitos LGBT.