Rotary realiza Dia D da campanha Eletrolixo neste sábado (11)

Tudo o que for recolhido será destinado para o Movimento pela Paz na Periferia (MP3)

00 | 00
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Rotary Club realiza uma grande ação de recolhimento de lixo eletrônico, através da campanha Eletrolixo, no dia 11 de dezembro, na Praça das Violetas, zona Leste de Teresina. De 8h às 17h, as pessoas poderão doar eletrônicos inservíveis, como celulares, impressoras, computadores e demais materiais que necessitam do descarte correto.

Tudo o que for recolhido será destinado para o Movimento pela Paz na Periferia (MP3), que realiza o resgate de jovens da periferia com qualificação em tecnologia da informação.

"A equipe do MP3 com todos os Rotary de Teresina vão receber as doações de todos aqueles que optarem por levar para a praça", explica Ana Karinna, presidente do Rotary Club de Teresina Fátima.

Para facilitar a comodidade de quem vai doar o material, foi planejado um sistema de drive-thru para manter o distanciamento social em razão da pandemia. "As pessoas podem colocar a doação no porta-malas. Chegando na praça, a gente faz o recolhimento sem ninguém nem descer do carro", acrescenta.

O Eletrolixo é uma campanha com duplo benefício. Além dos jovens profissionalizados, o meio ambiente também agradece. "É um projeto de amplo impacto que conscientiza as pessoas para o descarte correto do lixo eletrônico. Eletrônicos que ninguém usa podem ser úteis para fazer o bem", ressalta Ana Karinna.

A presidente do RC de Teresina Fátima explica que será um momento de companheirismo entre os associados do Rotary em Teresina. "É um dia especial que, além de representar o fechamento da campanha, vamos fortalecer laços e compartilhar esse trabalho nas redes sociais", considera.

Uma campanha transformadora

Desde 2014, o Rotary Club já arrecadou mais de 55 toneladas de lixo eletrônico que beneficiaram o projeto MP3. Assim foi possível qualificar mais de 4.800 jovens com cursos de eletrônica. 

“O MP3 transforma a vida de jovens com o que é recolhido, usando o lixo eletrônico para a capacitação na área de tecnologia da informação. Além disso, são retirados de circulação materiais inservíveis que ocupam espaço e podem prejudicar a saúde das pessoas”, afirma Francisco Júnior, o Júnior do MP3, coordenador do projeto.

A campanha Eletrolixo conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc-PI) e Secretaria de Administração e Previdência (Seadprev). 

"Para nós é uma honra participar de uma campanha tão nobre que ajuda a preservar o meio ambiente e possibilita um futuro melhor para tantos jovens", define Viviane Moura, superintendente da Suparc.

A campanha também conta com a promoção do Grupo Meio Norte de Comunicação em todas as plataformas, tais como jornal, portal, rádios, televisões e mídias sociais. 

"Estamos juntos com o Rotary para fazer a diferença na campanha. As mulheres do Rotary Clube de Teresina Fátima observaram o problema do descarte inadequado do lixo eletrônico como uma oportunidade de fazer o bem”, finaliza José Osmando de Araújo, diretor de Jornalismo do Grupo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES