Um filhote de porco foi resgatado na última quinta-feira (25) por ativistas de defesa de animais, após denúncias pelas redes sociais de que alguém havia deixado o animal amarrado a uma árvore, junto com uma bandeira do Palmeiras, próximo ao estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
A ativista Nicolle Filgueiras foi ao local ao saber da denúncia. Ela conta que tentou alimentar o bicho e, ao abordar o homem que se dizia dono do animal, ele ameaçou levar o porco para casa e comê-lo. Segundo ela, o homem vestia camisa e chinelo do Flamengo. Protetores de animais do projeto Toca dos Bichos foram ao local para verificar a denúncia. Uma das integrantes do projeto se ofereceu para comprar o animal do homem para que pudesse receber os cuidados adequados.
Os ativistas conseguiram negociar e o bicho foi levado para casa de João Rangel, outro integrante do projeto. O ativista João Valois, fundador do movimento 'Cadeia para quem maltrata os animais', conta que a mobilização nas redes sociais foi grande e ajudou no resgate.
O presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio, Luiz Ramos Filho (PMN), acionou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Secretaria de Defesa dos Animais para abrirem uma investigação. “Precisamos saber quem é o responsável por essa barbaridade contra um animal indefeso. É preciso lembrar que maltratar animais é crime”, disse Ramos Filho.