A população do municipio de José de Freitas está em estado de alerta com o risco do rompimento da barragem do Bezerro localizado a 54km de Teresina, anunciado na manhã de domingo (8). Uma equipe de força tarefa, composta por técnicos do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil, Idepi e a Prefeitura de José de Freitas, vem se mobilizando para atuar no diagnostico e correção da falha verificada na parede da barragem.
Desde a manhã de domingo, máquinas trabalham sem parar para o controle da vazão.
O comandante do Corpo de Bombeiro, o coronel Carlos Frederico falou sobre o risco do possivel rompimento da barragem.
"É uma situação de risco, temos plena consciência que uma fissura numa barragem merece toda atenção possível. Vamos continuar fazendo nossas vistorias para o caráter de prevenção." disse o coronel em entrevista a uma equipe da Rede Meio Norte.
Devido os últimos acontecimentos, moradores da região estão sem saber para onde seguir.
"Estamos em estado de alerta, porque não tem hora, nem dia de quando isso pode acontecer" disse morador da área de risco.
Uma comissão de gerenciamento foi criada na Escola Municípal Agripina Portela, com o objetivo de retirar as pessoas das zonas de risco.
"Hoje ainda estamos retirando algumas famílias da área de risco, porque não conseguimos fazer tudo ontem. Estamos realizando os cadastrros de todas as famílias que vivem em zona de risco." disse representante da Secretária de Assistência do município.
Com o risco do rompimento da barragem moradores de municípios vizinhos a José de Freiras como Barras e Esperantina estão apreensivos.
"Estamos muito preocupados, pois sabemos que caso venha a ocorrer o rompimento da barragem, a cidade de Barras vai ser atingida em cheio" disse o prefeito da cidade de Barras, Carlos Monte.
Na cidade ainda existe, moradores de área de risco que insistem em não sair de suas residências, afirmando que a barragem não vai romper.
O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, decretou em 8 de abril situação de emergência nas áres do município que sofrem risco de inundação devido a um rompimento da Barragem do Bezerro.