Risco de incêndio em São Paulo deve aumentar no próximo final de semana, diz Defesa Civil

Ao menos seis pessoas foram presas desde a semana passada até esta terça-feira (27), sob a suspeita de atear fogo de forma criminosa.

Helder Felipe entrevista Maxwell Souza, da Defesa Civil de São Paulo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O tenente da Defesa Civil de São Paulo, Maxwell Souza, declarou nesta terça-feira (27) que os riscos de incêndios no estado podem voltar a aumentar no próximo final de semana. Assista à entrevista abaixo.

ENTENDA O MOTIVO

Em entrevista ao programa Brasil 40°, apresentado por Helder Felipe, ele explicou que a frente fria que ajudou a reduzir os focos de queimadas começará a se afastar a partir de quinta-feira (29). Com isso, o tempo ficará mais seco e mais propenso ao aumento de incêndios.

“Nossos meteorologistas estão indicando que o próximo fim de semana será novamente desafiador para a Defesa Civil,” comentou Maxwell.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) corrobora com essa tese, pois a previsão indica que não haverá novas chuvas até pelo menos o fim da primeira quinzena de setembro.

o que está sendo feito

O estado mais populoso do país passou pela devastação de grandes lavouras de grãos e canaviais no interior paulista. Apesar de no momento não haver focos ativos e todas as rodovias estarem liberadas, o tenente Maxwell Souza alertou que a Defesa Civil estadual elevou a situação de alerta em 48 cidades do interior para situação de emergência, o que deverá ocorrer até o próximo sábado (31).

A Defesa Civil indica que 99,9% desses incêndios foram provocados por ação humana. Em resposta, a Polícia Federal já abriu dois inquéritos para investigar as causas das queimadas na região. Ao menos seis pessoas foram presas desde a semana passada até esta terça-feira (27), sob a suspeita de atear fogo de forma criminosa.

“Temos alguns casos de pessoas presas pela Polícia Militar por praticarem queimadas, mas ainda é precoce afirmar que houve alguma ação orquestrada ou que todos esses focos foram provocados com intenção criminosa,” disse.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES