Desde o inicio da semana, as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) já causaram a morte de duas pessoas, deixaram uma desaparecida e forçaram cerca de 2,9 mil pessoas a deixarem suas casas. Segundo o balanço da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta quinta-feira (19/06), ao todo, 86 municípios relataram danos relacionados aos temporais. A previsão é de que a chuva continue até sexta-feira (20).
Os dados do boletim apontam que, atualmente, 984 pessoas estão em abrigos e outras 1.993 seguem desalojadas. A Fronteira Oeste e a Região Central do Estado concentram os casos mais graves. Somente na cidade de Santa Maria, 34 casas foram danificadas, foram registrados 36 alagamentos, uma inundação, o colapso de uma edificação e 128 pessoas desalojadas.
VÍTIMAS REGISTRADAS
Uma mulher de 54 anos morreu em Candelária após o carro em que estava ser arrastado pela correnteza ao tentar cruzar uma ponte alagada. Um idoso de 65 anos, que estava com ela no veículo, segue desaparecido. Já a segunda morte aconteceu em Nova Petrópolis, onde um homem de 22 anos foi encontrado sem vida dentro de um carro.
Através de uma publicação nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSD) afirmou que o governo estadual segue monitorando de perto a situação, com atenção especial ao Vale do Taquari e ao Vale do Caí. “Monitoramos com atenção o Vale do Taquari e o Vale do Caí, com possibilidade de atingir a cota de inundação em algumas cidades”, alertou. Ele também destacou o risco de deslizamentos em áreas montanhosas da Serra, Centro e dos Vales.