Rio Parnaíba está na cota de alerta em Floriano e Luzilândia

Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s

Rio Parnaíba | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta terça-feira (11), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o rio Parnaíba está na cota de alerta, próximo da cota de inundação, nos municípios de Floriano e Luzilândia. Teresina está estável na cota de atenção.

O CPRM informou que a situação dos rios pode mudar de acordo com o registro de chuvas no estado. Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s devido às vazões afluentes à barragem ainda continuarem altas.

Rio Parnaíba no município de Teresina (Foto: Raissa Morais)

Em Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,19 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,20 m, 20 cm acima da cota de alerta (5,00 m).

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,05 m, portanto, a cidade está na cota de alerta e abaixo da cota de inundação que é de 8,98m, sendo previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,04 m.

Rio Parnaíba m Floriano (Foto: PMF)

Segundo o CPRM, não há risco imediato de inundação, mas como o nível está próximo da cota de inundação por 94 cm, é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Em Timon/MA e Teresina/PI, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,34 m, abaixo da cota de alerta (abaixo 16 cm), sendo prevista uma pequena redução do nível nas próximas 8 h, 5,29 m, abaixo da cota de alerta 21 cm.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES