O Rio Mundaú transbordou e já deixa cidades debaixo d'água na região da grande Maceió em Alagoas. A cidade de Rio Largo está praticamente submersa. O rio transbordou e inundou residência de vários bairros, obrigando as famílias a deixarem o local.
Em Murici e União dos Palmares também já há muito estrago, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Estado do Alagoas e da Defesa Civil. As inundações iniciaram na manhã deste sábado (2).
De acordo com informações do Serviço Geológico, o leito do Rio Mundaú subiu em até 8,7 metros e a cota de inundação foi ultrapassada. Em imagens divulgadas pela imprensa local e WhatsApp, é possível ver casas e prédios parcialmente submersos.
O Sistema de Alerta dos níveis dos rios, disponibilizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), já aponta os três municípios com área de inundação.
Em Rio Largo o leito está com 8,7 metros de elevação, enquanto que em Murici é 7,4 metros. Ainda não há informações sobre o número de vítimas e desabrigados.
As enchetes são o resultado do forte acumulado de chuvas, que provocou as inundações nos leitos dos rios. A situação das comunidades ribeirinhas é ainda mais crítica.