O nível do Rio Matathaoan ultrapassou a cota de atenção no município de Barras, segundo dados revelados pelo boletim semanal de monitoramento hidrológico da bacia do Rio Parnaíba, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na tarde de segunda-feira (6).
Segundo os dados, o nível atual registrado na estação de monitoramento Pedrinhas é de 346 centímetros, acima dos 320 centímetros da cota de atenção. A situação de alerta é acionada a partir dos 370 centímetros.
O órgão ressalta ainda que, a previsão de chuvas registradas nas estações de monitoramento de Barão de Grajaú, Teresina e Esperantina, apresentam valores acima do esperado.
"O Rio Matathaoan entrou na cota de atenção no dia 20 de janeiro e como as chuvas estão estáveis, esse nível não chegou à cota de alerta, então, por enquanto, estamos numa situação tranquila, mas caso ocorram chuvas mais significativas, esse nível pode chegar na cota de alerta", disse o engenheiro Cláudio Damasceno.
O CPRM continuará monitorando o comportamento dos rios e emitirá boletins com previsões de curto prazo, no sentido de auxiliar as autoridades competentes na elaboração de medidas de prevenção e remediação.