Rio Grande do Sul pode enfrentar novamente temporais e ventos de até 100km/h

Rio Grande do Sul está sob alerta vermelho para temporais e ventos fortes de até 100 km/h. A previsão é de chuvas intensas, granizo e descargas elétricas.

Avalie a matéria:
Estado do Rio Grande do Sul tem 401 cidades afetadas | Nelson Almeida/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Meteorologistas do governo do Rio Grande do Sul emitiram um alerta sobre a iminência de temporais e frio no estado, a partir desta quarta-feira (8). A previsão é de que a chuva afetará todas as regiões, com descargas elétricas, granizo e ventos de até 100 km/h.

"A condição um pouco mais expressiva ainda que a gente está prevendo é a parte da Metade Oeste do Rio Grande do Sul. Então, se a gente for traçar aí uma uma região, diríamos que seria a parte da Campanha, o Oeste, o Centro e o Noroeste do estado com relação a temporais", afirmou a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do RS.

GRANDE PERIGO: Nesta terça-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho de grande perigo com ocorrência de chuvas, acompanhada por trovoadas, granizo e ventos que podem alcançar até 100 km/h. 

RISCOS: O INMET alertou para o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

NÚMEROS DA TRAGÉDIA ATÉ AGORA

O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) anunciou que, até o momento, 95 pessoas perderam a vida devido às chuvas no Rio Grande do Sul, conforme dados atualizados apresentados em coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre nesta terça-feira (7).

Ele também informou que há 131 pessoas desaparecidas e estima-se que cerca de 1,4 milhão de habitantes foram afetados pelos temporais.

Segundo o governador, os estragos se estendem por 401 municípios, quatro vezes mais do que o registrado na última catástrofe em setembro de 2023. Os abrigos estão acomodando 48.799 pessoas, com 159.036 desalojados e 372 feridos recebendo assistência.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES