Meteorologistas do governo do Rio Grande do Sul emitiram um alerta sobre a iminência de temporais e frio no estado, a partir desta quarta-feira (8). A previsão é de que a chuva afetará todas as regiões, com descargas elétricas, granizo e ventos de até 100 km/h.
"A condição um pouco mais expressiva ainda que a gente está prevendo é a parte da Metade Oeste do Rio Grande do Sul. Então, se a gente for traçar aí uma uma região, diríamos que seria a parte da Campanha, o Oeste, o Centro e o Noroeste do estado com relação a temporais", afirmou a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do RS.
GRANDE PERIGO: Nesta terça-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho de grande perigo com ocorrência de chuvas, acompanhada por trovoadas, granizo e ventos que podem alcançar até 100 km/h.
RISCOS: O INMET alertou para o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
NÚMEROS DA TRAGÉDIA ATÉ AGORA
O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) anunciou que, até o momento, 95 pessoas perderam a vida devido às chuvas no Rio Grande do Sul, conforme dados atualizados apresentados em coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre nesta terça-feira (7).
Ele também informou que há 131 pessoas desaparecidas e estima-se que cerca de 1,4 milhão de habitantes foram afetados pelos temporais.
Segundo o governador, os estragos se estendem por 401 municípios, quatro vezes mais do que o registrado na última catástrofe em setembro de 2023. Os abrigos estão acomodando 48.799 pessoas, com 159.036 desalojados e 372 feridos recebendo assistência.
Com informações do g1