Rio de Janeiro entra em estágio de atenção por causa de chuvas

Há possibilidade de rajadas de vento de até 76 km/h. Via na Zona Oeste ficou completamente interditada após queda de árvore. Sirenes de alerta são acionadas em 15 comunidades

chuva | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Rio de Janeiro entrou às 16h25 deste domingo (12) em estágio de atenção por causa da chuva que atingia a cidade desde o início da tarde. A previsão da Defesa Civil era de ocorrências de chuva moderada a forte.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, núcleos de chuva moderada a forte se aproximaram da Região Metropolitana e atingiram a capital fluminense. Ainda de acordo com o órgão, as primeiras ocorrências de chuva foram registradas neste domingo (12) em bairros da Zona Oeste como Campo Grande, Santa Cruz e Recreio dos Bandeirantes.

Vento derruba árvore  no Anil - Foto: Reprodução

De acordo com a Prefeitura do Rio, sirenes de alerta foram acionadas em 15 comunidades para os moradores.

Por volta das 15h30, o sistema Alerta Rio informou que houve registro de rajada de vento forte, que atingiu 68,5 km/h, na Base Aérea de Campo dos Afonsos. A Estrada do Engenho D'água, no Anil, Zona Oeste do Rio, ficou interditada por causa da queda de uma árvore.

Uma árvore foi derrubada com a força dos ventos em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Um apartamento na Rua São Clemente foi atingido e teve as janelas destruídas, segundo os moradores. Pelo menos, dois andares foram atingido pela árvore.

Pão de Açúcar 'sumiu'

Com a ocorrência de chuvas, uma massa de ar "escondeu" o ponto turístico Pão de Açúcar, que não podia ser visto da orla da Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Ainda de acordo com o Alerta Rio, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte até o fim do dia. Também existe a possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento moderado a forte, com velocidades previstas de 18,5 km/h a 76 km/h.

Massa de ar escondeu ponto túristico do Pão de Açúcar - Foto: Elisa Soupin

Paes cancela agenda com Dória após chuvas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, cancelou uma agenda que tinha com o governador de São Paulo, João Dória, por causa das chuvas que atingem o Rio. Ele ia acompanhar a última apresentação de 2021 da Orquestra Sinfônica de São Paulo, que seria realizada na Zona Oeste do Rio.

"Em razão das chuvas, não pude estar com o amigo @jdoriajr na última apresentação de 2021 da @osesp que acontece na cidade das Artes. Fica aqui meu agradecimento público a toda ajuda prestada por São Paulo na COVID e nessa semana c a vacina para gripe. João é um grande brasileiro", diz o post.

Ele também fez uma publicação em sua rede social dizendo que estava se deslocando até o Centro de Operações para monitorar a cidade. Ele ainda pediu que a população evitasse deslocamentos.

"Muito vento e muita chuva. Ou seja, não é hora de deslocamentos. Fique em local seguro até que as coisas melhorem. Estou chegando no Centro de operações. Mantenho vocês informados", disse Paes no Twitter.

A cidade estava em estágio de mobilização desde as 14h50 deste domingo (12). O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES