Na manhã desta quinta-feira (16), um novo deslizamento de terra provocou a interdição da Avenida Niemeyer, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Uma casa foi atingida, mas até as 7h45 não havia informações se ela estava ocupada e se havia vítimas. As informações são do G1.
De acordo com a prefeitura, desde a chuva forte que atingiu a cidade em fevereiro desse ano, equipes da Defesa Civil atuam na região. Equipes da Prefeitura do Rio e da polícia estão no local. A via é uma importante ligação entre as zonas Sul e Oeste da cidade e, de acordo com o Centro de Operações, não há previsão de liberação.
A queda de barreira aconteceu após uma noite de chuva moderada e ocasionalmente forte. Novas pancadas caíram na região no início da manhã. Os motoristas devem optar pela Autoestrada Lagoa-Barra, que às 8h15 estava muto congestionada.
A terra tomou a pista da avenida e até parte da ciclovia. O trecho onde ocorreu o deslizamento é o mesmo que havia sido atingido por um forte temporal em abril deste ano. Com a chuva desta quinta, outras partes da encosta desmoronaram.
Mesmo com a Ciclovia Tim Maia interditada, pedestres e ciclistas foram vistos pulando a mureta que bloqueia o acesso à via e caminhando pelo local. Logo após o flagrante, o comandante do batalhão do Leblon determinou que os policiais que estão na região impeçam que pessoas transitem pelo local.
O cuidado com a circulação acontece por causa do histórico de problemas. No dia 8 de abril, um trecho da ciclovia havia desabado. Foi a quarta vez que uma parte da construção desabou. A primeira vez foi em 2016, logo após a inauguração.