O nariz é a porta de entrada do sistema respiratório, responsável por aquecer e umidificar o ar inalado, além de filtrar as partículas e microrganismos. Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias tendem a piorar, já que a temperatura e umidade do ar baixas criam um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias que causam ou agravam estas doenças. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com o nariz para prevenção das doenças respiratórias e os benefícios da respiração feita pelo nariz de forma correta, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), com o apoio da Libbs Farmacêutica, promovem a primeira Semana da Respiração Nasal, que acontece de 29 de junho a 3 de julho.
"A respiração pelo nariz é fundamental para que o ar inalado seja adequadamente condicionado. Isso quer dizer que, ao passar pelo nariz, o ar é filtrado, umidificado e aquecido em condições ideias para a oxigenação nos pulmões. Quando ocorre respiração bucal esse condicionamento não é adequado", alerta a Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Maura Neves. Por isso é importante prestar atenção na respiração. Dr. Fabrizio Romano, otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Rinologia, explica que "respirar corretamente pelo nariz permite que os órgãos do corpo trabalhem perfeitamente, ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, renova e aumenta a energia do corpo, melhora a concentração e garante uma noite de sono tranquilo".
Para ajudar a prevenir as doenças respiratórias, como gripe, resfriado, rinite, sinusite, entre outras, a recomendação é realizar a limpeza e hidratação nasal diariamente2. Enquanto a limpeza nasal remove as impurezas inaladas e agentes agressores, como vírus e bactérias, e auxilia a diluir e remover as secreções, a hidratação nasal cria uma barreira mecânica de gel, umidificando a mucosa nasal por mais tempo. "Assim como temos o hábito de escovar os dentes para cuidar da saúde bucal, é preciso incluir na rotina os cuidados com a saúde nasal", afirma Dra. Maura. O uso de soluções salinas para a limpeza nasal deve ser intensificado no inverno. A médica recomenda que a limpeza e hidratação nasal sejam feitas, no mínimo, duas vezes ao dia.
"É pelo nariz que captamos os diversos aromas, que vão ajudar o cérebro a interpretar e distinguir o sabor da comida", explica o especialista. Por isso, estar com as vias respiratórias obstruídas ou perder o paladar podem indicar problemas com o nariz. Dr. Fabrizio explica que o teste pode ser feito com café, canela ou vinagre. Além disso, como a perda do olfato é um dos primeiros sintomas da Covid-19, é preciso redobrar a atenção nesse momento e consultar um otorrinolaringologista ao notar quaisquer mudanças.