O resgate dos 12 adolescentes de um time de futebol que estavam desaparecidos e foram encontradaos dentro de uma caverna na Tailândia deve demorar alguns meses, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (3) pela Marinha.
“Vamos nos preparar para enviar mais alimentos para ao menos quatro meses e ensinar os 13 [membros do grupo] a mergulhar, enquanto seguimos retirando a água”, informou o comandante Anand Surawan, da Marinha tailandesa. Para o resgate dos adolescentes , um trabalho de dasafogamento da caverna é feito, afinal, ela está inundada.
Os garotos foram encontrados, segundo o governador da provincia de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, por oficiais das forças navais do país, na caverna Tham Luang que fica na fronteira entre Laos e Myanmar.
Os jovens têm entre 11 e 16 anos de idade e, juntos com o treinador de 25 anos, estavam desaparecidos deste o dia 23 de junho, após entrarem na caverna durante um passeio. Eles teriam sido surpreendidos por chuvas torrenciais que impediram a entrada de mergulhadores profissionias para o resgate.
Eles teriam pedalado até a caverna depois do treino e podem ter entrado no local por túnel estreito de 15 metros que ficou completamente cheio de água devido à forte chuva.
Por causa da dificuldade em buscar o grupo que estava desaparecido, a Tailândia recebeu esforços internacionais de resgate. as buscas