A TV e Rádio Jornal MN, no ar pelo canal 20.1 e 90.3 FM, traz novidades em sua programação de 2023 e vai estrear na próxima segunda-feira, dia 27 de março, o programa “Crime e Castigo”, levando uma abordagem mais analítica das notícias do gênero policial, bem como discussões aprofundadas sobre uma variedade de temas relacionados à segurança pública e justiça.
O programa contará com os experientes apresentadores Renato Montanha e Eli Lopes, de segunda a sexta-feira das 9h às 11h, levando seus conhecimentos e opiniões para o debate das notícias veiculadas. Na estreia, os apresentadores vão entrevistar o secretário estadual de segurança pública Chico Lucas.
"Um grande questionamento da população é porque o mesmo criminoso é preso reiterada vezes e volta ao mundo do crime e explicações como essas vamos buscar trazer junto as autoridades para a sociedade, fazer um programa comunicativo, tirando as dúvidas que as pessoas têm, obviamente, com as autoridades, com especialistas, mas principalmente dando voz à população e integrado com o povo. Esse é o objetivo do Crime e Castigo. Vamos explicar também àquele jovem que todo crime que ele venha a cometer estará seguido de um castigo, seja cadeia ou a morte”, afirma Renato Montanha.
Além das notícias policiais do dia, o programa irá a fundo nas causas e consequências desses acontecimentos, com análises e comentários dos especialistas convidados. Os telespectadores e ouvintes poderão esperar discussões sobre temas como violência nas ruas, direitos humanos e justiça social.
O objetivo do “Crime e Castigo”, é trazer uma nova perspectiva para as notícias policiais, com um enfoque mais amplo e reflexivo. Em vez de apenas informar o que aconteceu, o programa irá aprofundar-se em por que e como essas coisas acontecem e como podemos lidar com essas questões como sociedade. O programa promete ser uma fonte valiosa de informações e reflexão sobre questões de segurança pública e justiça.
"A população está muito inquieta, está muito angustiada e sufocada com a questão da violência , que está muito grande não só no Piauí, mas em todo país e no mundo. Estamos sendo testemunhas de uma guerra que acontece na Rússia, que para gente era uma realidade muito distante, mas que agora é real e aqui a gente vê pessoas morrendo em paradas de ônibus, dentro de casa, na rua e as pessoas não aguentam mais. Elas querem uma válvula de escape, querem desabafar, querem saber se aquilo tem uma solução, se vai acabar um dia e é isso que a gente quer tentar mostrar, que pode sim ter uma solução e uma punição", ressaltou Eli Lopes.
Ter um time de apresentadores com experiência e que consiga se comunicar com o público de forma clara e objetiva é fundamental para garantir o engajamento dos espectadores e ouvintes. Nesse sentido, Renato Montanha, que fará sua estreia no Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), é um exemplo de comunicador com uma linguagem popular e acessível para todas as pessoas.
"Na estreia do programa vamos receber o secretário de segurança Chico Lucas e é importante a gente destacar que vamos ouvir os gestores, membros do judiciário, os deputados federais, senadores, afinal são eles que são os legisladores e que fazem as leis do país e o nosso caminho é construtivo", enfatizou Montanha.
Ao lado do comunicador estará Eli Lopes, com mais de 20 anos de experiência jornalística, a apresentadora tem a capacidade de entender as necessidades e os interesses do público-alvo, e levar informações relevantes e interessantes para essa audiência.
"A gente quer ser uma ponte, quer ajudar, que auxiliar e que essas autoridades que tenham conhecimento dessas soluções passem para população de uma maneira mais didática, mais simples e que aconteça esse feedback, elas consigam entender que isso pode ter uma solução", finaliza Eli.