A marginal direita da Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina, voltou a ser interditada para a continuação da obra da galeria. Para minimizar efeitos no trânsito de veículos, há duas possibilidades de rotas na Avenida João XXIII. No trecho marginal, à direita da avenida, será possível seguir até a nova sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) e, logo após, fazer o desvio à esquerda, pegando a avenida central da João XXIII.
Haverá também um desvio na Rua Alzira Pedrosa, antes da Canadá Veículos, que foi modificada para mão única para facilitar o tráfego dos veículos. Após acessar a rua, os veículos deverão seguir pelas Ruas Francisco Falcão Costa e Miguel Arcoverde. Em seguida, acessarão a Rua Antônio Ramos e, por fim, a Rua Desembargador Pedro Conde para, então, chegar novamente na marginal direita da João XXIII.
A obra já foi paralisada no início do ano, por causa do período chuvoso. O superintendente executivo de Desenvolvimento Urbano (SDU - Leste), engenheiro Ângelo Cavalcante, fala sobre o andamento dos serviços.
“A expectativa é que, até julho, a gente inicie a travessia da Avenida João XXIII. A obra está sendo retomada, estão sendo feitos os trabalhos de microdrenagem, tapumação, toda a questão logística de mobilização de equipamentos e pessoas”, disse.
Com investimento superior a R$ 49,4 milhões, a galeria é uma obra complexa e que terá 7 km de extensão. A construção assegura uma melhoria no escoamento das águas das chuvas para evitar alagamentos, um dos maiores transtornos enfrentados por quem passa diariamente pela região, que deixam pessoas ilhadas e veículos sem possibilidade de tráfego.