Grande parte da região Nordeste está sujeito a ter episódios de vendavais entre esta quinta-feira, Feriado de 7 de Setembro, e esta sexta-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) renovou o alerta amarelo, de perigo potencial, devido à possibilidade de ventos intensos com velocidades que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.
Segundo o alerta, grande parte do território do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia devem ser atingidas. Também estão em alerta uma pequena parte de Alagoas, São Paulo, e em maior parte Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
No Nordeste brasileiro também há alerta de baixa umidade, que pode chegar à mínima de 12%, abrangendo Sul Cearense, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, São Francisco Pernambucano, Centro-Norte Piauiense, Centro-Sul Cearense, Sertão Pernambucano, Sertão Paraibano, Sudoeste Piauiense, Vale São-Franciscano da Bahia e Jaguaribe.
A baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Temporais no sul do país
No sul do país ainda são esperadas tempestades com acumulados de 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h) e possibilidade de queda de granizo no Noroeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Sudeste Rio-grandense, Sul Catarinense.
A região está sofrendo com o mau tempo, que deixou mortos nos últimos dias. O governo confirmou, nesta quinta-feira (7), duas novas mortes causadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. Os óbitos ocorreram nas cidades de Imigrante e Cruzeiro do Sul, ambas no Vale do Taquari, região mais afetada pelas enchentes. Com esses registros, o total de vítimas fatais no estado chegou a 39.