A reinauguração da igreja da Paróquia de São José Operário acontece no sábado (22). Ao todo são realizadas 13 novenas durante as terças-feiras, e o público médio anual é de 670 mil fiéis. A novena da Vila é considerada a terceira maior manifestação religiosa em prol de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Brasil.
De acordo com o padre Washington Luiz, a reforma terminará em breve. “Há pouco mais de um ano foi iniciada a reforma da igreja. Vamos reinaugurá-la agora no dia 22 de agosto, sábado que vem”, considera.
Localizada na Praça São José, Bairro Vila Operária, zona Norte de Teresina, a obra beneficia todos os católicos da capital. “Acredito que passam por aqui, na terça-feira, cerca de 10 mil pessoas. Isso acontece há mais de 50 anos”, afirma o padre.
A expectativa é que muitas pessoas passem pela igreja, que também será climatizada. “As missas acontecem durante todo o dia”, afirma o padre. “Novos confessionários, salas de espera, a capela do santíssimo, o novo altar da benção e banheiros, dentro do terreno da igreja”, explica o sacerdote.
Missas emocionam fiéis que lotam a igreja
A missa realizada na última terça-feira (18) iniciou com 5 minutos de atraso, mas emocionou os fiéis que estavam ali presentes. Quando o padre Washington Luiz entrou foi ovacionado pelos presentes na missa.
Fiéis como dona Francisca Maria (rosa), Jesus da Conceição (marrom) e Raimunda dos Santos (amarelo) estavam entre as pessoas que não conseguiram conter suas emoções. "Eu me sinto feliz por estar na casa de Deus. Sinto-me abençoada", suspira a senhora.
Já a comerciante Cleide Alexandre, que aproveita o movimento para vender confecções, a mudança vai trazer melhorias. "Quando funcionava na antiga igreja, eu achava melhor porque as pessoas ficavam mais juntas. Mas com a inauguração vai ser melhor para todos", analisa.
Com um território paroquial que abrange 6 comunidades no entorno da Igreja Matriz, na Vila Operária, a Paróquia de São José Operário é administrada pelos padres Redentoristas e está vinculada à Vice-Província de Fortaleza.
Em sua estrutura, além das 5 capelas instaladas nas comunidades e da Igreja Matriz, também está o Centro de Formação São José Operário e a Casa Paroquial que abriga os missionários redentoristas.