Reeducandos trabalham em unidade penal referência do Piauí

Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria utiliza a mão de obra carcerária para o trabalho e reinserção social.

Reeducandos trabalham em unidade penal referência do Piauí | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, localizada a cerca de 500 km ao Sul de Teresina, é a referência do sistema prisional piauiense. Há 10 anos, a unidade penal não possui qualquer registro de incidente ilícito em suas dependências. Paralelo a isso, o estabelecimento utiliza a mão de obra carcerária para o trabalho e reinserção social.

De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), a cada três dias de trabalho, um dia é reduzido na pena do custodiado. Além do benefício da remição, o reeducando também aprende novos ofícios que possibilitam a reinserção social após o cumprimento do cárcere.

Reeducandos trabalham em unidade penal referência do Piauí  (Foto: Reproduçaõ)“Em São Raimundo Nonato, os internos trabalham na manutenção da unidade fazendo a limpeza, capina, pintura, costura de fardamentos e bolas, e limpezas de ares-condicionados. O trabalho dentro das unidades prisionais é de grande importância, pois, assim, o apenado está cumprindo sua pena, trabalhando e ganhando a remição. E o outro objetivo do trabalho deles é a ressocialização. A ideia é que quando eles saírem da penitenciária procurem um trabalho e deixem o mundo do crime”, relatou o Gerente da Casa de Detenção Provisória, o Policial Penal José de Melo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES