Rede MN exibe amanhã (7) o especial do Bicentenário da Independência

A equipe da Rede Meio Norte esteve em Portugal para contar a história das cidades do país que compartilham o mesmo nome com os municípios piauienses.

Reprodução | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Neste 7 de setembro, o Brasil comemora seus 200 anos de independência. Para homenagear essa data, a TV Meio Norte apresenta amanhã o especial "200 Anos - Bicentenário da Independência”. A primeira exibição será às 08h30, a segunda às 15h30 e a terceira às 20h.

A equipe da Rede Meio Norte esteve em Portugal para contar a história das cidades do país que compartilham o mesmo nome com os municípios piauienses. A jornalista Cinthia Lages e o cinegrafista Danilo Romero percorreram as charmosas vilas e cidades de Amarante, Batalha, Marvão (primeiro nome da cidade de Castelo do Piauí), Campo Maior, Juromenha, Oeiras, Porto, Nazaré e Valença.

Historiador Ruvio, Cinthia Lages e Danilo Romero (Foto: Instagram)No Piauí, o trabalho foi o mesmo. A reportagem consultou as características e as belezas das localidades homônimas. Em cada conteúdo, é destacada a identidade dos povos e o trabalho dos profissionais que conservam e valorizam a história.

A exibição do especial “200 Anos – Bicentenário da Independência do Brasil” teve início no dia 13 de março deste ano. Ao longo dos meses, telespectadores conheceram as terras portuguesas e também as essências e curiosidades pouco conhecidas das cidades piauienses.

Promovendo a valorização do Piauí a partir da visão da fundação do Brasil, a produção do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), é uma iniciativa ousada e inédita. É a primeira vez que uma emissora brasileira realiza um trabalho aprofundado que amplia o olhar sobre a conexão entre Piauí e Portugal.

Nesta quarta-feira, Cinthia Lages abre a nova exibição do projeto de comemoração do bicentenário diretamente do Museu do Piauí, localizado em Teresina. No espaço que respira a história da comunidade piauiense, as reportagens que complementam conhecimentos sobre o estado serão apresentadas ao telespectador em clima de comemoração pela liberdade.

“Um time de historiadores nos ajudou a contar as histórias das cidades portuguesas cujos nomes inspiraram municípios do Piauí. Além deles, artistas, intelectuais, especialistas das mais diversas áreas também estão no documento que a Rede Meio Norte produziu através de uma série” disse a jornalista. Entre o planejamento, produção, gravação e exibição foram 10 meses do projeto pioneiro que viajou de norte a sul do país europeu.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES