A Rede Meio Norte transmitirá no próximo domingo (13), a solenidade de 199º anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior, no Norte do Piauí. A cerimônia contará com desfile militar, apresentação de peça teatral, outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença e será transmitida a partir das 16h30 dentro do especial "200 Anos - Bicentenário da Independência", projeto pioneiro do Grupo Meio Norte de Comunicação que irá contar história da independência do Brasil a partir do olhar do piauiense e apresentar sete cidades do Piauí e Portugal que possuem o mesmo nome.
Nos últimos dois anos, a tradicional solenidade deixou de ser realizada por conta da pandemia da covid-19. Atualmente, o monumento aos heróis, construído há mais de 50 anos, vem passando por reparos em toda sua estrutura após o Governo do Estado declarar situação de emergência, apontando risco de desabamento. A reforma iniciou ainda em dezembro de 2021, mas teve o seu trabalho intensificado neste mês de março.
Mais de 30 homens estão trabalhando para conseguir finalizar a obra até domingo, e a estrutura anualmente colocada para as solenidades já começa a ser montada. Para Antônio Miranda, responsável pelo monumento, a reforma veio em um bom momento.
“Essa reforma chegou em um bom momento, já estava precisando muito. Por sinal, uma reforma muito boa até o momento, muito bem elaborada, muito bem feita. Nós só temos a agradecer, porque isso aqui merece essa reforma em Campo Maior. Essa história ficou para sempre, merece toda atenção do mundo”, pontuou.
O Governo do Piauí divulgou esta semana uma programação com Missa em Ação de Graças na Catedral de Santo Antônio, Culto na Igreja Batista Philadelphia e Solenidade híbrida Cívico-Militar.