As celebrações religiosas da Semana Santa integram a grade de programação da Rede Meio Norte, canal 7. Nesta sexta-feira (15), a partir das 16h, a emissora transmite as solenidades diretamente do município de Oeiras, a Capital da Fé.
Na Sexta-feira da Paixão, dia que simboliza o momento de crucificação e morte de Jesus Cristo, a Diocese de Oeiras apresenta pela manhã a Confissão Comunitária na Igreja Catedral e a Invocação das Mil Misericórdias.
Mais tarde, os telespectadores da Rede Meio Norte vão acompanhar, ao vivo, a partir das 16h, a transmissão da Celebração do Senhor com a liturgia da Palavra, adoração da Santa Cruz, comunhão geral dos fiéis, as cerimônias de descimento da cruz e, por fim, a aguardada Procissão do Senhor Morto.
A jornalista e apresentadora Eli Lopes irá comandar o especial diretamente de Oeiras e ao lado de historiadores culturais que vão interpretar os atos religiosos. Os repórteres Helder Felipe e Naldo Pereira foram escalados para percorrer as solenidades e procissões ao lado dos fiéis.
“Vamos oferecer um conteúdo religioso que já é tradição na emissora. De maneira geral, vamos falar sobre fé, dentro de um especial dedicado para mostrar a cultura e religiosidade de Oeiras”, disse Marcos Monturil, diretor de jornalismo da Rede Meio Norte.
Além do especial ao vivo, a emissora sediada em Teresina também preparou uma programação diversificada para quem vai aproveitar o feriado. A grade televisiva foi recheada de novos filmes religiosos e programas que abordam a fé.
Na fé cristã, a Semana Santa, período que antecede o Domingo de Páscoa, é comemorada com notável importância, honrando os atos de Jesus Cristo nos dias anteriores à sua crucificação e ressurreição.
Desde o final do século IV vive a tradição de homenagear os vários eventos nos dias da semana em que ocorreram: a traição de Judas e a introdução da Eucaristia, na Quinta-feira Santa; a Paixão e Morte de Jesus Cristo, na Sexta-feira Santa; o sepultamento de Cristo, no Sábado Santo e Sua Ressurreição no, Domingo de Páscoa.
Capital da Fé
Primeira capital do Piauí, Oeiras ostenta o título de Patrimônio Cultural Brasileiro e Capital da Fé. A religiosidade católica está arraigada nas entranhas do município que encontra seu auge no período da Semana Santa. As manifestações mais intensas são a Procissão do Fogaréu, que ocorre na Quinta-Feira do Fogaréu, e a Procissão do Senhor Morto, realizada na Sexta-Feira Santa.
Veja a programação completa:
Quinta-feira Santa (14) Início do Tríduo Pascal
17h00 – Missa Solene da Ceia do Senhor na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Ssmo. Sacramento para Adoração, conforme a seguinte pauta:
19h às 20h – Bairros: Floriano Peixoto, Várzea, Canela e João XXIII, Pastoral do Dízimo, Catequese, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança.
20h às 21h – Escolas: IBENS, Farmacêutico João Carvalho, Paulo Freire, Instituto Gandhi e demais Escolas do Ensino Fundamental, JEC e Liturgia Jovem.
21h às 22h – UESPI e Ensino Médio dos Colégios Rocha Neto e Pedro Sá, Amigos em Oração e RCC.
22h às 23h – Apostolado da Oração, Coração de Maria, Legião de Maria e Centro da Cidade.
23h à meia noite – Casais Encontristas, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Santo Antonio e Famílias em geral.
21h – Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu.
Sexta-feira da Paixão (15) – Dia de jejum e abstinência
08h00 – Confissão Comunitária na Igreja Catedral
09h00 – Invocação das Mil Misericórdias
17h00 – Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, comunhão Geral dos Fiéis, Descimento da Cruz, sermão do descimento e Procissão do Senhor Morto
Sábado Santo (16) – Dia do Silêncio Litúrgico
21h00 – Cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral
22h00 – Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo
Domingo da Ressurreição (17)
08h30 – Procissão do Senhor Ressuscitado
09h00 – Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral
11h00 – Batizados na Igreja Catedral
17h00 – Missa na Igreja do Canela
19h00 – Missa na Igreja Catedral
19h00 – Missa na Igreja da Várzea