O município de Bagé, no Rio Grande do Sul, registrou o maior granizo já identificado no Brasil, com um diâmetro de 14,6 centímetros. Com informações do Climatempo.
Esse recorde está relacionado a uma frente fria intensa que tem atingido o estado desde o início da semana, causando fenômenos extremos, como tempestades de granizo em algumas áreas.
COMO ISSO ACONTECEU?
Segundo o Climatempo, uma supercélula se formou no Uruguai e, no dia 25 de setembro, avançou pelo Sul do Brasil, gerando queda de granizo em várias regiões.
O recorde anterior era de uma pedra de gelo de 13 centímetros, registrada em Barra do Ribeiro, também no Rio Grande do Sul, em abril de 2023.
FORMAÇÃO DO GRANIZO
O Climatempo explica que o granizo se forma em nuvens cúmulonimbus, onde correntes de ar intensas levam as gotas de água a regiões extremamente frias da atmosfera, fazendo-as congelar.
Essas pedras de gelo vão ganhando camadas conforme sobem e descem dentro da nuvem, até que ficam pesadas demais para continuar suspensas. O tamanho das pedras de granizo depende da força dessas correntes.
A imagem do granizo foi registrada pelo Prevots, um grupo de meteorologistas dedicado a documentar e estudar tempestades severas no Brasil.