No dia 12 de março a capital pernambucana é homenageada por sua cultura, história, gastronomia e belezas naturais. Conhecida por um dos principais carnavais do Brasil, Recife (PE) possui praias que serviram de inspiração para canções, igrejas barrocas e arquitetura colonial preservadas, além de rios e pontes que encantam os visitantes. Diante de tanta riqueza turística, Recife preparou uma ampla programação para celebrar seus 483 anos com eventos espalhados pelos diversos atrativos da cidade.
Criança dança frevo no carnaval 2020 de Recife. Crédito: Andréa Barros/Prefeitura do Recife
Estão previstas atividades de lazer, cultura e muito bolo: um quilo para cada ano celebrado, que será distribuído ao público em mais de três mil fatias individuais. Os turistas e moradores poderão fazer passeios de catamarã pelo rio Capibaribe, pedalar pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer que corta 31 bairros passando pelo Recife Antigo, ou caminhar pelos diversos roteiros da cidade, como o Circuito da Poesia, Recife dos Grafites e da Arte de Rua ou ainda o Roteiro Contemplativo do Bairro do Recife e Boa Vista. O Museu da Cidade, localizado no Forte de São Tiago das Cinco Pontas, tem agenda de eventos que começa nesta quinta-feira e vai até o dia 3 de abril. As comemorações terão início com a troca da bandeira de Recife e a apresentação do hino da cidade pelo Coral Novo Milênio.
Seguindo com as comemorações, o espetáculo “O Boi Voador” entra em cena na Praça do Marco Zero, no próximo domingo (15.03), às 18h. Reconhecido pelo Ministério do Turismo no Prêmio Nacional do Turismo 2019 como a Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, a dramatização resgata o período holandês da cidade. Mais de 90 atores tomam conta de um dos principais atrativos turísticos de Recife retratando o século 17, quando o Conde Maurício de Nassau prometeu fazer um boi voar. O evento promete muitas surpresas, com queima de fogos, cenário encantador e trilha sonora.
MANGUE BEAT
As celebrações relembram também a vida de Francisco de Assis França, mais conhecido por Chico Science, que completaria 54 anos na próxima sexta-feira (13.03). Chico foi um dos principais colaboradores do movimento Mangue Beat, surgido na década de 90, em Recife, que mistura ritmos regionais como o maracatu, rock, hip hop, funk e música eletrônica. Celebrando este ícone pernambucano e também os 25 anos do movimento Mangue Beat, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Som na Rural, realiza o “Baile Back to the Mangue”, nesta sexta (13.03), no Pátio de São Pedro.
FREVO
Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, o frevo teve origem em Recife. A palavra vem de “ferver” que conota a agitação e o rebuliço dos passistas. Os turistas podem conhecem mais sobre o ritmo no museu “Paço do Frevo”, um local que propõe a perpetuação da dança através de gerações por meio do incentivo à pesquisa, exposições e ensino da dança e música. (Por Vanessa Castro, com informações da Prefeitura do Recife)