Em tempos de conscientização ambiental, muito se fala no aproveitamento completo de alimentos. Mas o que muita gente não sabe é como fazer e o que se pode criar a partir daquilo que naturalmente descartamos na cozinha.
A chef Silvia Perotti garante que o primeiro passo é repensarmos os nossos hábitos e estarmos disposto a muda-los. “A natureza é sábia e nos deu os alimentos para serem aproveitados ao máximo. Basta um pouco de dedicação e criatividade para transformarmos em saúde o que vai para o lixo”, explica a chef.
O aproveitamento integral, segundo Silvia, é quando se usa um alimento em sua totalidade, ou seja, cascas, folhas, talos, sementes, raízes e por aí vai. “Há muitas receitas fáceis e que todos podem fazer”. A Chef chef indica algumas ideias:
• Caldos (usando os talos, e folhas e casca dos vegetais);
• Bolachinhas com a fibra das frutas (utilizando o que sobra depois de coar as frutas);
• Crocantes das cascas (batatas, cenoura, tomate, etc – aqui a única exigência é que os alimentos sejam orgânicos);
• Pesto com o talo das ervas
• Molhos e sopas
• Sucos e chás
É possível também fazer saladas, refogados e aperitivos com as cascas, talos e folhas dos legumes e das verduras. “Assim, você aproveita melhor o alimento e não joga nada ou quase nada no lixo”, completa a chef de cozinha.
Estudos ainda confirmam que a maior concentração de vitaminas e minerais estão nas cascas e talos dos alimentos. Então, além de tudo, é possível se alimentar melhor e contribuir com um mundo sustentável.
Agora, confira algumas receitas simples e práticas para o lanche.
Caldo de legumes básico
Ingredientes:
· Talo de alho poró
· Talo de salsinha
· Folhagem e casa de cenoura
· Folhagem de salsão
· Casca e sobras de cebola
· Algumas pimentas do reino em grão
· Sal
Modo de fazer
Colocar todos os ingredientes numa panela funda com água. Deixar em fogo alto até ferver.
Tampar, diminuir o fogo e cozinhar por 20 minutos
Crocante de legumes
Ingredientes
· Casca de cenoura e/ou batata e/ou chuchu e/ou abobrinha
· Semente de girassol
· Farinha de grão de bico
· Alho
· Cebola
· Orégano
· Pimenta do reino
· Azeite
· Sal
Modo de fazer
Processar a semente de girassol levemente. Adicionar as cascas, alho e cebola picados e pulsar. Temperar com orégano, sal e pimenta do reino. Adicionar azeite. Dar o ponto com farinha de grão de bico (deve dar liga). Abrir a massa entre duas folhas de filme, deixando bem fininha. Cortar em quadrados, tirar o filme e assar em forma antiaderente untada com óleo vegetal. Se desejar colocar sal e semente de gergelim nas bolachinhas. Assar em forno pré aquecido a 170oC até ficar crocante (aproximadamente 20 minutos)