Nesta quinta-feira (29), a Receita Federal creditará os valores das restituições do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de fevereiro de 2024.
O total das restituições ultrapassa R$ 304,1 milhões. Deste montante, R$ 208,9 milhões beneficiarão contribuintes com prioridade, incluindo idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, e professores.
Outros 80.680 contribuintes receberão neste lote devido ao uso da declaração pré-preenchida ou à opção pelo recebimento via Pix. Além disso, 88.857 contribuintes não prioritários serão contemplados.
💵 COMO SABER SE FOI LIBERADA?
Para verificar se a declaração foi liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet e clicar em "Meu Imposto de Renda", então selecionar "Consultar a Restituição". Também é possível realizar essa consulta pelo aplicativo da Receita Federal em tablets e smartphones.
Se o contribuinte não estiver na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração. Se houver pendências, ele pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
💰 COMO RESGATAR VALOR?
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, podendo ser por meio de depósito direto ou indicação de chave Pix. Se o crédito não puder ser efetuado, os valores ficarão disponíveis por até 1 ano no Banco do Brasil para resgate. O contribuinte pode reagendar o crédito pelos canais do Banco do Brasil ou solicitar a restituição não resgatada pelo Portal e-CAC da Receita Federal.
(Com informações da Agência Brasil)