A empresa chinesa Temu recebeu autorização da Receita Federal para operar no Brasil conforme as regras do programa Remessa Conforme. O ato declaratório foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, 20 de maio de 2024. O site brasileiro da Temu já está disponível e, inicialmente, comercializa roupas masculinas, femininas e infantis, além de calçados, joias, produtos para pets e acessórios.
O programa Remessa Conforme isenta do imposto de importação as compras de até US$ 50 realizadas em empresas cadastradas. Para compras acima de US$ 50, a alíquota do imposto é de 60%, com cobrança antecipada dos tributos. Vale lembrar que a isenção não inclui o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado pelos Estados.
Na América Latina, a Temu já opera no Chile, Colômbia, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. Desde maio de 2023, é o aplicativo de compras mais baixado do mundo, segundo o ranking do site App Magic, com 206 milhões de downloads.
Em um relatório de agosto, a XP destacou que, ao contrário da Shein, conhecida como uma plataforma de moda, a Temu oferece mais de 30 grandes categorias de produtos, incluindo pets, vestuário, brinquedos, casa e eletrônicos, sendo mais comparável ao Shopee. Apesar disso, a Temu adota um modelo de negócios semelhante ao da Shein, ajudando fabricantes chineses a entender melhor as necessidades dos consumidores, o que aumenta a precisão e a eficiência.