Raios e tempestades: especialista dá dicas para evitar riscos

No Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, o engenheiro eletricista Hércules Medeiros, membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) falou sobre os riscos das descargas elétricas.

raios | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um rebanho de 32 ovelhas morreu após um raio atingir a árvore onde os animais estavam abrigados, no interior de Novo Santo Antônio, a 116 km de Teresina, no domingo (2). Segundo o ovinocultor Bento Alexandre, de 31 anos, o prejuízo foi de aproximadamente R$ 12 mil. O caso serve para alertar para o cuidado com animais e seres humanos no período das chuvas.

No Notícias da Boa, apresentado pela jornalista Cinthia Lages, o engenheiro eletricista Hércules Medeiros, membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) falou sobre os riscos das descargas elétricas e deu dicas de como se proteger.

10% das mortes por raios acontecem dentro de casa (Foto: reprodução)

O Brasil é o maior país da região tropical do planeta, consequentemente, o campeão mundial na incidência de raios, com 50 milhões de casos por ano, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De cada 50 mortes por raios em todo mundo, uma acontece em território nacional.

"A principal dica é evitar a exposição. No momento de uma tempestade, é preciso evitar áreas em que você seja o ponto mais alto, como praias e campos. Nesses locais, a dinâmica da descarga atmosférica entra em ação: o ponto mais alto pode ser o mais propício a acontecer essa descarga, foi o caso das ovelhas do Bento Alexandre", informou Hércules Medeiros, engenheiro eletricista.

No momento da tempestade, conforme relatou o ovinocultor, os animais correram para debaixo de uma árvore, o que acabou potencializando a descarga elétrica. Segundo Hércules, dentro de casa também há risco de morte.

"Uma descarga atmosférica caindo a 80 metros de uma pessoa, dependendo da posição, a pessoa pode também falecer, mesmo dentro de casa. Em situação de chuva, é importante você andar calçado, cerca de 10% das mortes por raios acontecem dentro de casa", ressaltou.

Para evitar acidentes com relâmpagos as seguintes regras de proteção pessoal, listadas abaixo, devem ser seguidas:

1. Se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante as tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares:

Carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis;

Em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios;

Em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis, em grandes construções com estruturas metálicas, ou em barcos ou navios metálicos fechados.

2. Se estiver dentro de casa, evite:

Usar telefone com fio ou celular ligado à rede elétrica (utilize telefones sem fio);

Ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas;

Tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

3. Se estiver na rua, evite:

Segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca e tripés;

Empinar pipas e aeromodelos com fio;

Andar a cavalo;

4. Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios:

Pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos;

Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas;

Estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

5. Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como:

Topos de morros ou cordilheiras;

Topos de prédios;

Áreas abertas, campos de futebol ou golfe;

Estacionamentos abertos e quadras de tênis;

Proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

Proximidade de árvores isoladas;

Estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

6. Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir que seus pêlos estão arrepiados, ou que sua pele começou a coçar, fique atento, já que isto pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não fique deitado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES