Quinto dia de busca tem ameaça de fim de oxigênio em submarino

Segundo estimativas feitas pelas autoridades, ar respirável dentro da embarcação pode acabar nesta quinta (22)

Quinto dia de busca tem ameaça de fim de oxigênio em submarino | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta quinta-feira (22), completam-se cinco dias desde o início das buscas pelo submarino desaparecido, que partiu em uma expedição para explorar os destroços do Titanic. As autoridades calculam que o suprimento de oxigênio dentro da embarcação, que transporta cinco pessoas, se esgotará ainda durante a manhã. As equipes de busca prosseguem com as operações para tentar localizar o submarino, que desapareceu aproximadamente 1 hora e 45 minutos após a sua descida, entre o domingo (18) e a segunda-feira (19). 

De acordo com a empresa OceanGate, o submarino possui um suprimento de ar respirável de 96 horas disponível. No entanto, especialistas alertaram que a disponibilidade de oxigênio depende de vários fatores, incluindo a presença contínua de energia na embarcação e sua integridade física. Durante a madrugada de quarta-feira (21), as equipes de busca detectaram sons de impacto na área onde o submarino supostamente desapareceu. No entanto, a Guarda Costeira afirmou ontem que ainda não conseguiu determinar a origem desses ruídos. 

A Guarda Costeira informou que as buscas na área onde os ruídos foram identificados "não obtiveram resultados positivos", e as equipes continuam seus esforços para localizar a origem do barulho. “Não sabemos o que são”, disse o capitão Jamie Frederick, coordenador de resposta do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, na quarta.

Quinto dia de busca tem ameaça de fim de oxigênio em submarino - Foto: OceanGate

Segundo Frederick, as buscas serão intensificadas com uma abordagem mais "ativa", utilizando tecnologia avançada. Um navio de pesquisa francês será envolvido na operação, equipado com um robô capaz de realizar mergulhos em águas profundas. Além disso, será empregado um sistema especializado em resgate, capaz de içar objetos grandes e pesados.  

Submarino desaparecido: O que pode acontecer com o corpo dos tripulantes?

Um médico da Marinha estadunidense revelou os 4 “sintomas” que os tripulantes do submarino desaparecido podem estar sentindo no momento. Além de estarem perdidos no oceano, as 5 pessoas podem estar sofrendo com pânico, tremores, hipotermia e taquicardia.

A hipotermia pode ser um fator preocupante. Isso porque o fundo do mar pode chegar a 5º C. Como consequência, o corpo pode desenvolver tremores para elevar a temperatura, o que “gasta” mais oxigênio. Com a diminuição do oxigênio disponível no submarino e o aumento do CO2, os tripulantes podem sentir dores de cabeça e, até mesmo, perderem a consciência.

Além disso, o acúmulo do gás carbônico (CO2) é tóxico, o que prejudicaria ainda mais a situação em que os tripulantes se encontram. Por fim, a claustrofobia e o medo por estarem perdidos no oceano, podem causar pânico na tripulação. Com o pânico, vem a taquicardia, dificuldade para respirar e rigidez corporal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES