“Queremos fazer o carnaval da inclusão“, diz presidente da FMC de Teresina

Conforme a prefeitura, a capital terá 30 blocos e festas no Centro para atrair a população para o comércio

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) recebeu nesta quarta-feira (25) a pré-seleção de idosos e pessoas com deficiência (PCD) para majestades do Carnaval de Teresina 2023. 

Foram selecionados cinco casais de cada categoria para competir no dia 3 de fevereiro, no Iate Clube, para o concurso oficial. Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho, o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Ênio Portela, disse que um dos seus objetivos é tornar as festas carnavalescas mais inclusivas e acessíveis para a população. 

“Queremos fazer o carnaval da inclusão", diz presidente da FMC de Teresina (Foto: Raissa Morais)

“Pela primeira vez, a pedido do prefeito Dr. Pessoa, igualamos o valor de premiação das Majestades como forma de inclusão. Cada um vai receber R$ 7 mil reais, o maior prêmio da história do Carnaval de Teresina. Até então, Rei Momo e Rainha do Carnaval recebiam mais do que Rei e Rainha PCD, Rainha Trans e Rei e Rainha da Pessoa Idosa. Essas mudanças estão acontecendo porque nós queremos fazer o carnaval da inclusão", falou Ênio. 

Ainda de acordo com o presidente da FMC, este é um momento que faz parte da tradição de Teresina e que também tem como foco aquecer a economia e revitalizar espaços do Centro da cidade.

“Carnaval é cultura, entretenimento e também tem um caráter socioeconômico muito forte. É uma festa que tem que ser para todos e movimentar, principalmente, o pequeno empreendedor que tem sua barraquinha e que gosta de vender seus produtos nas prévias”, falou.

Conforme a prefeitura, a capital terá 30 blocos e festas no Centro para atrair a população para o comércio. “É um desafio. pela primeira vez, vamos fazer prévias de carnaval públicas, algo que a cidade estava precisando. teremos uma programação extensa, que vai percorrer vários bairros e contemplar todas as áreas”, disse Ênio Portela.

O Circuito das prévias carnavalescas acontece aos finais de semana de janeiro, em praças e teatros de diversos bairros da capital, a partir das 18h.  Na próxima sexta-feira (25), por exemplo, o bairro Santa Luz, na Zona Rural de Teresina, recebe as atrações Diago Acordeon e Nélio Lima. No Teatro do Boi, no bairro Matadouro, se apresentam Leide Santos e Cleiane Lima.

O presidente da FMC também deu detalhes sobre o tradicional Corso de Teresina, que sofreu uma redução de 33% do percurso em razão de uma decisão judicial que proibiu a realização de eventos festivos no trecho da Ponte Estaiada e o cruzamento com a Avenida Universitária.

O corso Zé Pereira vai acontecer no dia 11 de fevereiro, a partir das 16h, no Complexo Cultural e Turístico Mirante da Ponte Estaiada, tendo como partida a Avenida Jóquei Clube, no bairro de Fátima, Zona Leste de Teresina, e se dispersando na Avenida Dom Severino. O evento é gratuito.

“O percurso do Corso ficou 33% mais curto na sua dimensão. No entanto, investimos na organização e vamos deixar o evento visualmente mais bonito. Ambulantes ficarão de um lado e os camarotes de outro. Teremos três palcos espalhados pela Avenida [Jóquei Clube]  para passagem dos caminhões. Tivemos várias reuniões com Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e Bombeiros, é um evento importante para o nosso calendário e vai deixar o teresinense animado”, falou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES