Queimadas colocam em risco prédio histórico no Centro de Oeiras

O tempo seco e os ventos fizeram com que as chamas se espalhassem.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma queimada irregular na tarde da última sexta-feira, no Centro Histórico de Oeiras colocou em risco o Major Selemérico, um dos prédios históricos da cidade.

A queimada foi feita pelo proprietário de um terreno localizado atrás do Major Selemérico, e segundo o mesmo seria para acabar com o lixo que jogam no local.

A Casa de Cultura Major Selemérico foi recentemente inaugurado e abriga salas e espaços que contam grande parte da história cultural tanto da cidade como do Estado. No local, funcionam três núcleos de cultura para o ensino de bandolins, congo e do reisado para crianças e comunidade, como forma de propagação e manutenção da cultura piauiense. Há também a galeria dos governadores, com móveis de época utilizados pelo Visconde da Parnaíba e que foram restaurados pela Secretaria Estadual de Cultura. Existem também salas de ensino e preservação das manifestações culturais trazidas pelos negros no período colonial, como a capoeira e o congo. Dois memoriais, sendo um deles em homenagem a Possidônio Queiroz, músico oeirense que compôs grandes valsas e que dá nome à Escola de Música de Teresina, e outro que homenageia a escrava Esperança Garcia.

O tempo seco e os ventos fizeram com que as chamas se espalhassem rapidamente, tomando grandes proporções demorando para ser controlado, colocando em risco o prédio histórico e outras casas próximas, além de apresentar risco a saúde dos moradores, já que a forte fumaça cobriu grande parte do centro histórico de Oeiras.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES