A queda é um evento bastante comum e que pode trazer muitas complicações, principalmente, para os idosos. Considerada um problema de saúde pública, a queda tem como consequência um alto custo social, econômico e psicológico, pois aumenta a dependência de suas vítimas. De acordo com a enfermeira da Clínica Intermed, Anacelis Bezerra, dentre os idosos com idade acima de 80 anos, cerca de 40% são vítimas de quedas a cada ano.
“Para quem tem idoso em casa é preciso fazer uma adaptação nos ambientes para facilitar a locomoção. Segundo o Programa Nacional de Segurança do Paciente, as quedas produzem danos em 30% a 50% dos casos, sendo que até 44% desses pacientes sofrem danos de natureza grave, como fraturas, hematomas subdurais e sangramentos. Além disso, a queda pode gerar impacto negativo sobre a mobilidade dos pacientes, além de ansiedade, depressão e medo de cair de novo, o que acaba por aumentar o risco de nova queda”, destacou.
Anacelis disse ainda que, algumas medidas simples podem fazer muita diferença para evitar quedas de idosos dentro de casa. “Nenhum cômodo da casa pode ter tapete. Os sapatos precisam ter solados antiderrapantes e as ponteiras das bengalas e andadores precisam ser trocadas constantemente”, disse.
Para ajudar as famílias que têm idoso em casa, Anacelis sugeriu algumas medidas de prevenção e segurança:
1) Não deixar o piso úmido e escorregadio.
2) Adequar a altura do vaso sanitário, para o idoso conseguir apoiar totalmente os pés no chão.
3) Colocar barras dos dois lados do vaso sanitário, para auxiliar na hora de sentar e levantar.
4) A abertura da porta do box do banheiro deve ser para fora.
5) Os ambientes devem ter uma boa iluminação.
6) Utilizar interruptores que brilham no escuro.
7) Instalar interruptores na entrada das dependências.
8) Fixar fios e extensões com fitas ou canaletas nas paredes.
9) Manter objetos de uso frequentes, em locais de fácil acesso.