Comandante Gregório diz desconhecer razões para avião que explodiu estar com 4 ocupantes

A aeronave sempre vinha a Teresina para a prática de voos com estudantes do curso de aviação de Fortaleza

Comandante Gregório Mendes participou do programa Agora | Denison Duarte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O comandante de aviação, Gregório Mendes, afirmou à Rede Meio Norte que a aeronave Cessna PTCNL 172, pertencente à Escola de Aviação Civil de Fortaleza, que explodiu na noite desta segunda-feira, 16, no aeroporto Petrônio Portela, sempre vinha a Teresina para a prática de voos com estudantes do curso de aviação de Fortaleza e que a faculdade à qual pertenciam os alunos, ministrava apenas a parte teórica.

Durante a entrevista com a apresentadora Cinthia Lages e o jornalista Ananias Ribeiro, ele afirmou desconhecer as razões para a aeronave estar com quatro ocupantes, considerando que em aulas práticas ?o correto é que vá apenas o instrutor e o aluno, apenas dois?. Os técnicos do Serviço Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vão dizer, ao final, o que realmente aconteceu.

São 40 horas de voos que devem ser cumpridos por alunos, dentre elas, cinco têm que ser no período noturno. O comandante assegura ainda que no horário em que a tragédia aconteceu já havia condições de tempo adequadas para voos e pousos, apesar do dia de muita chuva. ?Pelo que me consta, no horário do voo, as condições já se mostravam favoráveis ao voo noturno visual?.

O avião não tinha homologação para fazer voos noturnos através de instrumentos, ele tem apenas para voos visuais noturnos e, para isso, ?as condições de tempo precisam estar dentro do que é previsto?.

?O que eu quero crer, é que essa aeronave perdeu o motor após a decolagem. Eles estavam fazendo um treinamento de toque de retida em que o instrutor vem com o aluno, faz o pouso, arremete, inicia um novo voo num circuito de tráfego normal. Eu imagino que o piloto, de maneira muito hábil, conseguiu fazer a volta e, por pouco, não se teve uma tragédia maior.?

O comandante diz que não tem ainda conhecimento se, momento antes do ocorrido, o piloto conseguiu algum contato com a torre. ?Apesar do sufoco do momento ele pode ter informado para a torre que estava em momento difícil?

?Ele foi muito habilidoso em fazer com que o avião caísse dentro da área aeroportuária?, conclui

VEJA MAIS FOTOS DE BRITO JR.

CONFIRA ABAIXO FOTOS DAS VÍTIMAS

RODRIGO VIANA MORAIS

MARCOS RONALD

MARCUS ESCÓRCIO

GUILHERME RODRIGUES

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES