Na manhã desta sexta-feira (7), um avião de pequeno porte que partiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Porto Alegre (RS), caiu a cerca de 4 km do local de decolagem, na avenida Marquês de São Vicente, na zona oeste da capital paulista.
O piloto havia solicitado retornar ao aeroporto momentos após a decolagem, o que levou à suspensão temporária de todas as operações de pouso e decolagem na região. O trajeto do voo foi interrompido de maneira trágica, e o incidente mobilizou diversas equipes de resgate.
Durante esse período, o piloto de outro avião, que estava na pista esperando para decolar, percebeu a suspensão das operações e enviou um áudio para um amigo, relatando o ocorrido. Ele descreveu o momento de tensão:
"Parece que caiu perto da Abril.Estou no ponto de espera ainda aqui. O cara decolou na minha frente. Estou no ponto de espera aguardando. Já faz uns 15 a 20 minutos que estou parado. Vi que a torre mandou aguardar. Ele não declarou emergência, ele falou 'Torre, solicito retorno imediato [prefixo do avião]'. Aí não falou mais nada e a torre tentou chamar ele, mas nada. Depois logo vi a fumaça, decolou [sic] uns helicópteros", consta o áudio foi mostrado pelo jornalista Lucas Padula, durante o Programa Patrulha , da TV Meio.
VÍTIMAS
As vítimas fatais do acidente com a aeronave foram identificadas como o advogado Márcio Louzada Carpena, dono do avião, que estava acompanhado do piloto Gustavo Medeiros. Segundo o Corpo de bombeiros, foram encontrados dois corpos carbonizados na aeronave. Ao menos seis pessoas —um motociclista e 5 pessoas em um ponto de ônibus— ficaram feridas.
'TUDO INDICA QUE HOUVE UMA FALHA MECÂNICA'
Uma falha mecânica pode ser a causa mais provável da queda do avião, segundo o perito aeronáutico e forense Daniel Kalazans.
Falarei como controlador e piloto. Operei muito no Campo de Marte, que tem uma área muito complicada após a decolagem. Tudo indica que foi uma falha técnica, mecânica. Entendo que ele [o piloto] tenha buscado o retorno. A melhor opção seria voltar para o próprio Campo de Marte e provavelmente isso não foi possível.