Um incidente técnico em um voo da Latam vindo de Sydney, Austrália, nesta segunda-feira (11), resultou em vários passageiros feridos, com 12 deles sendo levados ao hospital. A informação anterior de 13 passageiros hospitalizados foi corrigida. A aeronave fez um pouso em Auckland, Nova Zelândia, que já era uma escala antes do destino final em Santiago, Chile.
Os serviços de resgate indicaram que foram alertados sobre o episódio por volta das 16h locais (0h de segunda-feira em Brasília) e enviaram cinco ambulâncias ao aeroporto. "Nossas equipes de ambulância avaliaram o estado de cerca de 50 pacientes, um dos quais estava em estado grave", afirmou Gerard Campbell, dos serviços de emergência da Nova Zelândia.
Outras 12 pessoas foram encaminhadas para hospitais: dez para o Middlemore; um para o Hospital Municipal de Auckland, e um para o Starship. Segundo a Latam, que lamentou o incidente, os passageiros receberam assistência imediata.
No dia 1º deste mês, um voo dos EUA para a Alemanha experimentou uma súbita queda de altitude de 305 metros após enfrentar turbulência enquanto sobrevoava o estado do Tennessee. Sete passageiros precisaram ser hospitalizados, mas, de acordo com membros da tripulação, sofreram apenas ferimentos leves.
Veja abaixo nota de esclarecimento da Latam:
COMUNICADO SOBRE O VOO LA800 (SYD-AKL)
Auckland, segunda-feira 11 de março de 2024 15:40 horas
O LATAM Airlines Group informa que a aeronave do voo LA800 (Sydney-Auckland-Santiago), que transportava 263 passageiros e 9 tripulantes técnicos e de cabine, apresentou uma forte movimentação cujas causas estão sendo investigadas. O B787 de matrícula CC-BGG pousou às 16h26 (horário local) no aeroporto de Auckland, conforme programado.
Como resultado do incidente, 10 passageiros (2 com nacionalidade do Brasil, 1 da França, 4 da Austrália, 1 do Chile e 2 da Nova Zelândia) e 3 tripulantes de cabine foram levados a um centro médico para verificar o seu estado de saúde, e a maioria já recebeu alta. Somente 1 passageiro e 1 tripulante apresentam lesões que exigem mais atenção, mas sem risco.
Em paralelo, o LATAM Airlines Group está trabalhando de forma coordenada com as autoridades competentes para auxiliar nas investigações sobre o caso.
Para os passageiros que seguirão viagem com destino a Santiago (Chile) foi programado um novo voo (LA1130) para 12 de março de 2024, com decolagem em Auckland prevista para as 20h (horário local). A LATAM forneceu alimentação, hospedagem e transporte aos passageiros afetados pela suspensão do voo.
O LATAM Airlines Group tem como prioridade dar assistência aos passageiros e tripulantes do voo, e lamenta os inconvenientes causados por esta situação. Além disso, reforça o seu compromisso com a segurança como um valor inegociável das suas operações.