O setor da construção civil é um dos poucos que se mantiveram em crescimento durante a pandemia. Com o aumento das reformas imobiliárias neste período, um espaço vem conquistando cada vez mais o interesse das pessoas: o famoso “puxadinho”. Mas antes da construção, é necessário conhecer e seguir a legislação que define os limites de distanciamento da rede elétrica que interferem diretamente nesse tipo de cômodo localizado na parte superior dos imóveis, sobretudo pelos riscos de acidentes.
As normas se aplicam em todas as etapas da obra, que vai desde os projetos técnicos ou arquitetônicos, incluindo elétricos, sanitários e de estruturas. Para manter a segurança, também são necessárias autorizações dos órgãos fiscalizadores, como as prefeituras e os conselhos de Engenharia e Arquitetura, para que haja um planejamento e distanciamento seguro dos imóveis em relação a rede elétrica. Qualquer tipo de obra, estando ela em andamento ou finalizada, deve ter na sua regularidade, no mínimo, 3 metros de distância dos fios dos postes.
“É essencial observar onde se encontra a rede elétrica para que qualquer serviço na obra seja realizado com a máxima segurança, com intuito de se evitar manuseio de materiais condutores de energia elétrica ou mesmo do toque/aproximação à rede elétrica por descuido que podem causar acidentes fatais. Os famosos puxadinhos de laje representam um perigo constante aos nossos clientes e é preciso que haja um acompanhamento adequado desde o projeto para adequação às normas de segurança”, afirma João Porfírio, executivo de Segurança da Equatorial Piauí.
As distâncias recomendadas – As construções de mais um pavimento nas casas devem ser planejadas observando sempre a localização da rede elétrica e o tipo de material que vai ser utilizado nas obras. Uma orientação prévia dos trabalhadores para esse cuidado é muito válida logo no início dos trabalhos.
Há regras que devem ser cumpridas rigorosamente. Se o imóvel possuir dois pavimentos e mais a sacada, a distância aumenta para 3,0 metros. “Geralmente esses espaços costumam ter lajes, janelas e sacadas. Então é muito importante que a fiação elétrica esteja longe, principalmente quando há a presença de crianças”, recomenda Porfírio.
A Distribuidora intensificou as fiscalizações e notificações em obras e construções em desacordo à distância segura em relação à rede de energia. “É visível o aumento do número de acidentes em obras, reformas ou em puxadinhos já feitos em que o cliente ou o profissional teve um acidente fatal causado pelo toque acidental na rede elétrica. Seguir as normas de segurança são essenciais para que criem um ambiente seguro para os envolvidos’’, declara o executivo.
Confira algumas dicas de segurança durante reformas ou construções:
Evitar manuseio de vergalhões, barras de ferro, canos e outros tipos de materiais próximos à rede elétrica, pois estes podem ser condutores de energia quando próximos à rede;
Optar pelo uso de tapumes, andaimes com divisórias, telas ou plataformas com anteparo, pois estas proteções ajudam a isolar a área de construção, podendo evitar aproximação de materiais ou estruturas próximo à rede elétrica;
Sinalizar a obra com bandeiras ou cartazes quando há essa proximidade com a estrutura de cabos de fornecimento de energia;
Em casos de acidentes elétricos, orienta-se a desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a Equatorial Piauí pelo telefone 0800 086 0800 para que seja feito o desligamento da energia.