Foram aplicadas, neste domingo (16), as provas do Exame Classificatório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), teste seletivo para ingresso em 3.955 vagas em cursos técnicos. Essa foi a primeira edição com aplicação de provas presenciais desde 2020. Em virtude da pandemia, as últimas seleções foram por análise do histórico escolar dos candidatos.
Nesta edição, o curso mais concorrido, em Teresina, foi o de Informática (Campus Teresina Central). Dos campi do interior, o curso mais procurado foi o de Informática, em Floriano. Em todos os locais de aplicação de prova, na capital e no interior, as provas ocorreram com tranquilidade. Vale ressaltar que, para a aplicação das provas, foram adotadas medidas de biossegurança, conforme orientações do Comitê de Prevenção ao Coronavírus do IFPI.
"Estou fazendo o Exame Classificatório porque acredito que meu futuro vai mais longe. Minha família fala que é uma boa instituição e que aqui terei mais experiência", disse Geovana Rodrigues, candidata para o curso de Logística. Pedro Henrique, 15 anos, fez a prova para o curso de Informática com a esperança de um futuro melhor. "O IFPI tem professores excelentes. Tenho um primo que já estou aqui e conseguiu passar em concursos", relatou.
O reitor Paulo Borges da Cunha, e o pró-reitor de Ensino, Odimógenes Soares Lopes, visitaram os locais de aplicação de prova em Teresina. “São quase 13 mil candidatos em busca de um futuro melhor, com mais oportunidades. É a demonstração da grandiosidade do IFPI e mostra que ela cumpre seu papel na transformação social”, disse Paulo Borges.
Para o professor Odimógenes Soares, a retomada das provas presenciais foi um grande desafio. “Nossas expectativas foram superadas. Planejamos tudo com muito cuidado, dialogando com a comunidade”, falou.
Provas e resultado
As provas do Exame Classificatório, para as formas de ensino Integrada, Concomitante e Subsequente, contaram com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 4 de fevereiro.