O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, após a passagem de um tornado que causou grandes estragos na cidade na noite de sexta-feira (7). A decisão foi anunciada neste sábado (8) pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR), em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O primeiro dia de provas está marcado para este domingo (9) em todo o país, e o segundo, para o dia 16. No entanto, os moradores de Rio Bonito do Iguaçu não participarão do exame neste fim de semana devido à falta de condições estruturais para receber os candidatos.
Escolas danificadas e vistorias
De acordo com a Seed, as duas escolas estaduais do município tiveram parte da estrutura comprometida e passam por vistorias técnicas. O tornado, que atingiu a região na noite de sexta, provocou destruição em larga escala.
Segundo dados da Defesa Civil, cerca de 90% da área urbana da cidade sofreu algum tipo de dano — desde destelhamentos e quedas de postes até desabamentos parciais. Rio Bonito do Iguaçu tem aproximadamente 14 mil habitantes e fica a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.
Apoio aos estudantes
O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, afirmou ter conversado com o presidente do Inep, Manuel Palácios, que garantiu apoio logístico e operacional para a reorganização do exame.
“O presidente do Inep se colocou à disposição para auxiliar os estudantes e viabilizar a realização do Enem em uma nova data”, afirmou Miranda.
A decisão segue o protocolo de segurança do Inep para situações de emergência, que prevê a suspensão imediata da aplicação das provas em locais atingidos por eventos climáticos severos.
Situação em outros municípios
Até o momento, não há registro de suspensão do Enem em outras cidades paranaenses atingidas pelos temporais, como Guarapuava. O Inep informou que segue monitorando as condições meteorológicas e estruturais nas regiões afetadas.
De acordo com o instituto, o Paraná tem 195.870 inscritos confirmados no exame deste ano.
O edital do Enem assegura o direito à reaplicação das provas para participantes que não puderem comparecer por motivos de força maior, como desastres naturais ou problemas de infraestrutura.
Com isso, os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu terão nova oportunidade para realizar o exame assim que a cidade recuperar as condições necessárias de segurança e funcionamento.
O Enem 2025 segue normalmente nos demais municípios brasileiros neste domingo, com provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação neste domingo (09).
Com informações de Agência Brasil