Prouni do segundo semestre abre inscrições hoje e seguem até o dia 30

A divulgação do resultado da primeira chamada do Prouni está programada para o dia 4 de julho, enquanto o resultado da segunda chamada será anunciado em 24 de julho

Prouni do segundo semestre abre inscrições hoje e seguem até o dia 30 | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A partir desta terça-feira, 27 de junho, inicia-se o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre. Os candidatos que desejarem participar do processo seletivo terão até o dia 30 de junho para se inscreverem por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A divulgação do resultado da primeira chamada do Prouni está programada para o dia 4 de julho, enquanto o resultado da segunda chamada será anunciado em 24 de julho. Caso os candidatos não sejam selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece uma chance adicional através da lista de espera. Nesse caso, os candidatos deverão manifestar interesse nos dias 14 e 15 de agosto. A divulgação da lista de espera ocorrerá em 18 de agosto.  

O Prouni é um programa do governo federal que disponibiliza bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais (50%), em instituições privadas de ensino superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar ao programa, é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2021 ou 2022, obtendo uma pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas.

Adicionalmente, é requerido que o candidato não tenha obtido nota zero na redação do Enem e que não tenha participado do exame na condição de treineiro, ou seja, como uma forma de autoavaliação para estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio.

No que diz respeito à classificação e pré-seleção no Prouni, o Ministério da Educação considera a edição do Enem em que o participante obteve o melhor desempenho. Para ser elegível à bolsa integral, o estudante deve comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

(Com informações da Agência Brasil)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES