Foi prorrogado até o dia 18 de junho o prazo para o cadastramento de programas, projetos, ações e eventos relacionados ao turismo gastronômico no país. Até o momento, o Ministério do Turismo informa que mais de 200 iniciativas já foram cadastradas e devem compor um inventário nacional do segmento.
O mapeamento servirá tanto para tornar as atividades relacionadas ao turismo gastronômico mais conhecidas quanto para o desenvolvimento de políticas públicas de apoio a essas agendas.
Podem ser cadastrados eventos, festivais, projetos de qualificação profissional, roteiros e rotas turísticas, entre outras iniciativas diretamente ligadas à gastronomia.
Mapeamento torna o turismo gastronômico mais conhecido (Crédito: Renato Soares/MTur)
A pesquisa é direcionada às Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo, bem como a instituições e organizações que atuam no segmento. O cadastro é rápido e realizado de forma online.
Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foram recebidas grande volume de iniciativas e outras mais ainda serão inseridas. "Por isso, a ampliação do prazo possibilitará que as gestões locais possam se organizar e cadastrar atividades para construirmos, de forma conjunta e pela primeira vez, um inventário exclusivo do turismo gastronômico brasileiro”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.