O prazo de vacinação contra a febre aftosa, que se encerraria no último dia 31, foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro, prazo final também para a certificação. A segunda etapa da campanha é uma realização do Governo do Estado, através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), que visa tornar o Piauí área livre da aftosa.
Para garantir o selo de área livre, o Piauí precisa vacinar 90% do seu rebanho. Além de proteger, a vacinação valoriza o rebanho permitindo a comercialização com todos os estados brasileiros sem nenhum embargo.
?A vacinação tem uma importância única para garantir a qualidade do nosso rebanho e agora com a prorrogação dos prazos, os criadores têm todo o mês de fevereiro para comprar a vacina, aplicar e levar em um dos escritórios da Adapi, garantindo a certificação?, explicou Janilson Lima, gerente de Defesa Animal.
Atualmente, o rebanho piauiense chega a mais de 1,7 milhão de bovinos, distribuídos entre 73 mil e 100 criadores. ?Na última etapa de vacinação atingimos 96,7% de cobertura. Agora, queremos ultrapassar este índice?, disse Antônio Filho, diretor da Adapi, enfatizando que o índice já alcançado é extremamente favorável e acima da meta estipulada pelo Ministério da Agricultura.