O corpo do pescador Jairo Toledo, de 64 anos, que estava desaparecido desde quarta-feira (10) em Bertioga, no litoral de São Paulo, foi encontrado no início da noite deste sábado (13). Jairo havia saído sozinho para pescar na praia do Indaiá. Seu barco foi encontrado vazio no mesmo dia, ainda com o motor ligado e navegando em círculos.
Segundo o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, o corpo foi encontrado por tripulantes de uma outra embarcação pesqueira, no início da noite deste sábado. Ele estava boiando próximo à Prainha Branca. Os bombeiros foram avisados e o resgataram. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Santos deve indicar as reais causas da morte de Jairo.
O caso
Na última vez que foi visto, o trabalhador tinha saído sozinho para pescar na praia do Indaiá. O barco de Jairo, de nome "Tucano", foi encontrado no mesmo dia, ainda com o motor ligado e navegando em círculos, próximo à ilha Montão de Trigo, localizada entre os municípios de Bertioga e São Sebastião. Os documentos do pescador, que na hora vestia uma camisa da cor salmão, estavam dentro do barco, que partiu de uma marina localizada na Vila Itapanhaú.
Orlando Pequeno Victal, amigo e companheiro de pesca de Jairo, conta que o pescador já teve um infarto, há cerca de três anos, e acredita que ele tenha sofrido um mal súbito. Ele não tinha esperanças de encontrá-lo vivo. "Eu sempre dizia para ele não ir pescar sozinho. Pela maneira que o barco foi encontrado, ele não tinha nem começado. É uma pena. Era um grande amigo", lamenta Orlando.
As buscas pelo pescador foram feitas desde o dia do desaparecimento pelo Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros e pela Capitania dos Portos.