Projeto visa promover castração de animais em situação de rua

O projeto arrecada material reciclável e vende para conseguir verba

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A castração de animais, como cães e gatos, em situação de rua requer bastante atenção, uma vez que, cada vez mais animais estão presentes nas ruas e, mesmo com isso, a Prefeitura de Teresina ainda não possui um programa de castração para garantir tanto a saúde desses animais como um controle populacional. Tendo em vista a carência nessa área da castração de animais de rua, surgiu então o Projeto Tamcats, que mescla uma ação ambiental com cuidados muitas vezes negados a estes animais.

Karen Tainá do Carmo é a idealizadora do projeto e já é uma protetora independente a bastante tempo. Ela comenta que a situação de Teresina começou a chamar a atenção e explica que ao procurar uma forma de ajudar a comunidade de animais de rua da cidade, ela se deparou com um exemplo de projeto que lhe conquistou. Baseada no projeto “Engenharia Solidária”, no Rio Grande do Sul, o Tamcats, teve início no dia 28 de dezembro, traz a proposta de arrecadar em certos pontos, materiais recicláveis, como tampinhas de garrafas. Após a arrecadação o material é vendido e o dinheiro coletado é destinado ao trabalho de castração de animais de rua.

“Nós já éramos protetoras independentes e promovíamos a castração dos animais que resgatávamos, após isso trabalhávamos para conseguir uma adoção para os bichinhos. Chegou um momento que decidi expandir isso, e ao procurar possibilidades para fazer isso acontecer me deparei com o projeto “Engenharia Solidária”. Após a divulgação da ideia que nós começamos em dezembro, nós percebemos um grande apoio das pessoas, além de uma mobilização considerável, tanto para arrecadar os materiais como para divulgar a ação”, fala Karen.

Raissa Morais / JMN

Hoje, o projeto que começou apenas com as arrecadações na casa da Karen, cresceu bastante, e já conta com nove pontos de arrecadação e mais de dez voluntários. “É muito bacana ver a proporção que a ação tomou. Já temos vários envolvidos, pessoas mandam mensagens falando que estão juntando os materiais e que vão deixar nos pontos, é muito bom ver como o pessoal se mobilizou. Até mesmo empresas do setor alimentício entraram em contato conosco e informaram que querem aderir à campanha”, fala a idealizadora.

Após a arrecadação chegar em uma quantidade considerável, Karen explica que o material será vendido para o trabalho de reciclagem e após isso o dinheiro arrecadado será trabalhado na castração dos animais. “Essa será uma ação continua pois sabemos da importância e da necessidade que Teresina possui de um trabalho deste tipo”, completa Karen.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES