Projeto Recordar homenageia vítimas da Covid-19 com plantio de mudas

Jardim do Projeto Recordar fica no novo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de São João do Piauí

Projeto Recordar homenageia vítimas da Covid-19 com plantio de mudas | Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mateus Ribeiro tinha 24 anos, era profissional da área da saúde e atuava na linha de frente no combate à pandemia. Após semanas internado, ele acabou morrendo no dia 12 de maio, vítima da Covid-19. O jovem foi um dos homenageados no Parque Recordar, que fica no estacionamento do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de São João do Piauí, inaugurado na manhã desta sexta-feira (18/06).

Mateus Ribeiro tinha 24 anos e era profissional da área da saúde - Foto: Reprodução

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, a iniciativa será levada a diversas cidades do Piauí, para homenagear as vítimas da Covid-19. Os jardins do projeto “Recordar” contém mudas de plantas frutíferas de espécies nativas da região de cada município. No caso de São João do Piauí, as famílias e autoridades presentes na solenidade plantaram mudas de acerola.

Seu Cláudio Batista, pai de Mateus, ficou emocionado com a homenagem. “Essa doença deixa a gente desolado. Algo que não faz muito sentido, só sabe quem passa mesmo por essa doença. Ele era da área da saúde, pegou esse Covid e não teve como escapar”, disse.

Seu Cláudio Batista, pai de Mateus, ficou emocionado com a homenagem - Foto: Meio Norte

Outra vítima homenageada foi seu João da Cruz, que morreu aos 75 anos, por complicações da doença. A sobrinha dele, Maria do Socorro de Assis, vê o jardim como um símbolo de esperança. 

“É um projeto muito importante. Toda vez que eu olhar para essa árvore eu vou me lembrar dele, além disso, é uma alegria ver uma árvore crescendo. Essa é uma doença que eu não desejo para ninguém. É triste perder um ente querido e não poder nem velar. É muito triste”, lamenta.

Maria do Socorro de Assis, vê o jardim como um símbolo de esperança - Foto: Meio Norte

O governador Wellington Dias também participou do plantio de mudas do Projeto Recordar em São João do Piauí. “O Mateus, que era do Hospital, faleceu agora recentemente, mas são seis mil e trezentas pessoas que infelizmente perdemos em razão do coronavírus. E a plantação, em todo Piauí, de mudas de árvore para cada vida perdida é uma forma de fazer aqui essa homenagem em memória destas pessoas”, comentou.

O governador Wellington Dias também participou do plantio de mudas - Foto: Meio Norte

REABILITAÇÃO PÓS-COVID

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, afirma que o Centro Especializado em Reabilitação vai atuar inicialmente no atendimento a pacientes que tiveram a Covid-19 e precisam de reabilitação, em especial, tratamento fisioterapêutico para o fortalecimento do sistema respiratório.

Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo - Foto: Meio Norte

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, são cerca de 8 mil pessoas que precisam deste tipo de tratamento, só na região de São Raimundo Nonato. “Agora, estas pessoas não precisam mais se deslocar para Teresina”, diz Mauro.

Posteriormente, o centro irá ampliar a rede de atendimento. A capacidade do CER II é para atender, por mês, 200 pessoas com deficiência física e 150 pessoas com deficiência visual. São cerca de 52 mil pessoas, do território da Serra da Capivara, que terão agora atendimento especializado perto de casa. 

“Essas pessoas vão poder fazer tratamento com a mesma qualidade que oferecemos em Teresina. A triagem dos pacientes será feita via regulação. As pessoas não precisam sair de seus municípios para fazer o agendamento, a própria secretaria de saúde dos municípios que compreendem esse território, farão o agendamento”, explica o secretário.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES